Titulo Estágio
Plataforma de Realidade Virtual e Aumentada com interacção por dispositivos hápticos
Área Tecnológica
Tecnologia Educativa
Local do Estágio
LIIS@DEI-FCTUC
Enquadramento
A Realidade Virtual e Aumentada (RVA) e os sistemas que utilizam as suas técnicas possuem uma história bastante recente sob o ponto de vista prático e social da sua aplicação. A RVA é utilizada principalmente para a construção de ambientes tridimensionais nos quais os utilizadores podem explorar e interagir em mundos virtuais e sentirem-se imersos e/ou envolvidos durante este processo. Atualmente, a RVA tem cada vez mais aplicações como por exemplo nas áreas do ensino e da Medicina. A interacção do utilizador com os sistemas baseados em RVA pode beneficiar da utilização de diferentes dispositivos de interface como o rato ou os dispositivos hápticos.
Objetivo
Pretende-se desenvolver uma plataforma baseada na realidade virtual e aumentada (RVA) que possibilite a interacção através de dispositivos hápticos. O sistema a desenvolver aproveitará o know-how e a experiência de investigadores da FEUP e da UFPB (do Brasil).
O sistema a desenvolver procurará ser suficientemente abrangente para poder ser utilizado em vários tipos de aplicação, nomeadamente no ensino à distância.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
1. Estudo do “state of the art” sobre Plataformas de Realidade Virtual e Aumentada;
2. Estudo sobre dispositivos hápticos;
3. Análise de Requisitos dos módulos a desenvolver, de forma a alcançar os objectivos estabelecidos;
4. Especificação dos módulos a desenvolver para a plataforma, escolhendo as ferramentas mais adequadas ao seu desenvolvimento;
5. Realização de uma versão protótipo;
6. Elaboração de documentação.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
7. Desenvolvimento e implementação dos módulos especificados;
8. Desenvolvimento e implementação dos módulos de interacção com os dispositivos hápticos;
9. Teste e validação dos módulos desenvolvidos;
10. Elaboração de documentação e da Dissertação final.
Condições
O estágio decorrerá no Laboratório de Informática Industrial e Sistemas do DEI (LIIS@DEI-FCTUC). Sendo o estágio de investigação, a/o candidata/o deverá apresentar motivação e competências relevantes na área de trabalho.
A/O estagiária/o será integrada/o numa equipa de investigadores que se encontram a trabalhar na área do estágio e que pode incluir a colaboração com investigadores da FEUP e do LabTEVE da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (Brasil).
Orientador
Alberto Cardoso
alberto@dei.uc.pt 📩