Titulo Estágio
Proposta e avaliação de mecanismos normalizados e de elevada fiabilidade para a localização de pessoas e bens em ambientes críticos.
Área Tecnológica
Comunicação Telemática
Local do Estágio
DEI-FCTUC e Eneida
Enquadramento
O presente estágio pretende desenvolver novos modelos de localização em tempo real de pessoas e bens para ambientes muito instáveis e críticos como são as refinarias. Estes ambientes caracterizam-se por terem um elevado ruído eletromagnético e sonoro, por terem inúmeros obstáculos metálicos que impedem a boa propagação de radiofrequência, por serem quimicamente hostis e/ou potencialmente explosivos.
Objetivo
O novo sistema a desenvolver apresenta-se inovador e virá responder a necessidades de mercado evidenciadas pelos principais clientes das indústrias de “Oil+Gas”, Química, Mineira e Metalúrgica, em terem sistemas que lhes permitam localizar, de uma forma eficaz e eficiente, em tempo real e nas suas instalações, pessoas em situações de emergência ou em risco de segurança. Estes sistemas permitirão não só o aumento da segurança dos colaboradores quando presentes nos seus locais de trabalho, mas também a localização de ativos industriais importantes, poupando tempo de procura e optimizando desta forma as operações no perímetro industrial.
Os modelos a desenvolver serão baseados em redes de sensores sem fios de nova geração com desempenho controlado, que permitirão garantir a qualidade de serviço necessária. Paralelamente pretende-se avaliar a utilização de sistemas operativos abertos, como o TinyOS e o Contiki, e a utilização de normas e pilhas protocolares como o IEEE 802.15.4 e o DASH7.
O projecto será desenvolvido na empresa Eneida e avaliado nos seus principais clientes.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
1) Estudo das tecnologias de suporte ao estágio, nomeadamente dos mecanismos de localização e das Redes de Sensores Sem Fios.
Data de início: Setembro 2012
Duração estimada: 2 mês
2) Desenho de novos algoritmos para localização.
Data de início: Novembro 2012
Duração estimada: 2 meses
Plano de Trabalhos - Semestre 2
3) Implementação de um protótipo laboratorial baseado em sistemas operativos de código aberto e suportando as normas descritas.
Data de início: Janeiro 2013
Duração estimada: 4 meses
4) Validação e testes em ambientes industriais.
Data de início: Abril 2013
Duração estimada: 1 mês
5) Implementação de um sistema piloto, em ambiente real, que permita aferir a exequibilidade do sistema e que possa servir como primeira referência para o mercado internacional.
Data de início: Maio 2013
Duração estimada: 2 meses
Condições
Este estágio será desenvolvido no âmbito de um projecto com a empresa Eneida.
Orientador
Jorge Sá Silva, José Oliveira
sasilva@dei.uc.pt 📩