Titulo Estágio
Simulação de Missões Conjuntas com o Microsoft Flight Simulator X em modo Multi-Jogador
Área Tecnológica
Inteligência Artificial
Local do Estágio
DEI - Laboratório do CMS
Enquadramento
Nos últimos anos tem vindo a aumentar o número e diversidade de veículos autónomos, usados em diferentes tipos de tarefas. Neste contexto, e com vista à realização de missões conjuntas por um conjunto de veículos heterogéneos (aviões, carros, barcos e submarinos), foi criada uma plataforma que permite a simulação deste tipo de missões. Esta plataforma usa como motor de simulação o Microsoft Flight Simulator X (FSX), com o qual interagem todos os outros componentes da plataforma (incluindo uma ferramenta de controlo da plataforma, um agente controlador de tráfego, um agente controlador de veículo, uma ferramenta para gestão de distúrbios no ambiente, uma ferramenta para monitorização da simulação ou uma ferramenta para análise de desempenho).
Diferentes tipos de missões podem ser simuladas nesta plataforma, incluindo missões de transporte, procura (por exemplo, de um incêndio florestal) ou deteção de origem (por exemplo, de um foco de poluição), entre outras.
Objetivo
Usando o FSX como simulador, a plataforma está sujeita às suas limitações, uma das quais está relacionada com a sua área de simulação: o FSX simula apenas uma área circular de 200Km de raio em volta do veículo do utilizador (aquele com o qual o jogador deveria jogar). Muito embora esta área seja suficiente para a simulação de várias missões simples, pode tornar-se uma limitação quando se consideram missões que deverão decorrer numa área maior, como seja o caso do território nacional português.
Neste contexto, o objetivo principal deste estágio é a adaptação da plataforma para funcionamento em modo Multi-Player, o que permitirá correr várias instâncias do FSX em várias máquinas, conseguindo no seu conjunto fornecer uma maior área de simulação que possa ser usada para a simulação de missões em áreas alargadas.
Este objetivo implica a adaptação de vários dos componentes da plataforma de forma a interagir com as várias instâncias do simulador. O caso particular do Agente de Controlo de Veículos deverá ser alvo de particular atenção, uma vez que devem evitar-se múltiplas instâncias do mesmo veículo nas várias instâncias do simulador.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
O plano de trabalhos para o primeiro semestre inclui:
- Estudo da plataforma desenvolvida e da API do FSX.
- Estudo das capacidades de operação do FSX em modo Multi-Player.
- Adaptação do Painel de Controlo de forma a permitir a existência de múltiplas instâncias do simulador.
- Escrita do relatório intermédio.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
O plano de trabalhos para o segundo semestre inclui:
- Adaptação dos vários módulos da plataforma de forma a interagir de um modo transparente com várias instâncias do simulador:
> Agente de Controlo de Veículos
> Agente de Controlo de Tráfego Aéreo
> Ferramenta de Monitorização
> Ferramenta de Gestão de Distúrbios
- Escrita do relatório de estágio
Condições
Possibilidade de atribuição de bolsa de investigação no segundo semestre (pendente de aprovação do projecto PTDC/EEI-SII/3294/2012 por parte da FCT).
Observações
Desejados bons conhecimentos de programação e capacidade de trabalhar em equipa.
Orientador
Daniel Castro Silva
dcs@dei.uc.pt 📩