Propostas de Estágio 2012/2013

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-03 11:35:11 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Implementação do módulo Treatment do software RESPONSE

Área Tecnológica

Bases de Dados

Local do Estágio

DEI/ IPOC

Enquadramento

RESPONSE é um software para registo clínico electrónico dedicado à radioterapia e para investigação radiobiológica. Este software está a ser desenvolvido pelo departamento de Física da Universidade de Aveiro em colaboração com o Serviço de Física Médica e o Serviço de Radioterapia do Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOC). O módulo de registo do RESPONSE está a ser utilizado durante as consultas de radioterapia para documentar a resposta dos doentes aos tratamentos. Estes dados serão posteriormente utilizados para efectuar estudos radiobiológicos sobre a eficácia dos tratamentos fornecidos. Desta forma todos os dados do doente sobre a sua história clínica, o tratamento fornecido e a resposta ao tratamento têm de estar armazenados na mesma plataforma.

Objetivo

O desafio deste trabalho passará por ligar ao RESPONSE os vários sistemas de registo do IPOC. Neste momento são utilizados diferentes softwares de registo pelas várias especialidades médicas. Por exemplo os sistemas de planeamento utilizados para o cálculo dos planos de tratamento são o Oncentra Masterplan da Nucletron, o iPlan da BrainLab e no passado foi utilizado o Helax. Outros dados relativamente ao tratamento do doente estão incluídos no sistema Record & Verify (Lantis) enquanto os dados pessoais do doente constam do sistema de registo central do IPOC. Desta forma, qualquer estudo sobre a eficiência dos tratamentos obriga a uma enorme tarefa manual de extracção e transformação de dados. Por fim existem dificuldades relativamente à falta de consenso entre a terminologia adoptada por cada um desses sistemas. Uma vez que RESPONSE pretende evoluir no sentido de uma base de dados global, este trabalho terá de potenciar a abertura à possibilidade de virem a ser incluídos dados de outras instituições. Neste sentido é importante a previsão de processos de segurança e protecção de dados.
Assim os objectivos deste projecto são: 1) desenvolvimento de ferramentas que liguem os diferentes sistemas do IPOC ao RESPONSE e 2) desenvolvimento dos módulos do RESPONSE que irão permitir a visualização e o processamento dos dados do doente com vista à realização de estudos radiobiológicos sobre os efeitos da radioterapia.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1. Estudo dos vários sistemas utilizados no IPOC: Oncentra Masterplan, Lantis, Base de Dados da Dosimetria Clínica, etc (Setembro)
2. Definição das variáveis a serem importadas para o Response (Outubro)
3. Estudo das recomendações internacionais sobre uniformização de dados clínicos (Dezembro)
4. Análise de Requisitos (Dezembro - Janeiro)
5. Preparação e escrita do relatório intermédio (Janeiro)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

6. Definição da arquitectura do sistema (Fevereiro)
7. Implementação e teste dos módulos relevantes (Março - Junho)
8. Escrita do relatório final (Maio - Junho)

Condições

O estágio proposto é não remunerado. Serão postas à disposição do candidato os recursos computacionais adequados.

Observações

O estágio terá o acompanhamento do lado do DEI de Ernesto Costa. Serão orientadores do estágio:
- Brígida da Costa Ferreira (UA)
- Maria do Carmo Lopes (IOPC)
- Leila Khouri (IPOC)

Orientador

-
acme@dei.uc.pt 📩