Propostas de Estágio 2012/2013

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-11-24 10:00:44 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Sistema de Diálogo baseado em Ontologias

Área Tecnológica

Inteligência Artificial

Local do Estágio

DEI - Laboratório de Inteligência Artificial

Enquadramento

A interacção com sistemas para obtenção de informação é uma constante hoje em dia, sendo habitual, por exemplo, em serviços financeiros, linhas áreas, ou indústrias de telecomunicações. Na maioria dos casos, esta interactividade limita-se à pesquisa em listas de perguntas e respostas frequentes, pesquisa de palavras-chave em documentos usando um motor de busca, ou à intermediação de um operador que responde às questões colocadas.

Contudo, uma maneira mais fácil e eficaz seria a interacção directa com o sistema, se possível, usando linguagem natural. É neste contexto que surgem os sistemas de diálogo e especificamente esta proposta.

Este trabalho tem como ponto de partida dois trabalhos de doutoramento desenvolvidos no laboratório Knowledge and Intelligent Systems do grupo CMS do CISUC: os projectos Onto.PT e RAPPORT.

O Onto.PT é uma ontologia para a língua portuguesa, construída automaticamente a partir de dicionários e tesauros para a língua portuguesa. É um recurso estruturado de forma semelhante à WordNet , ou seja é, constituído por conceitos, descritos por palavras, e por relações entre conceitos, como hiperonímia ou is-a (animal hiperónimo-de cão) ou parte-de (roda parte-de carro).

Já o RAPPORT (Resposta Automática a Perguntas para o Português) tem, como o próprio nome indica, o objectivo de apresentar, de forma automática, respostas a perguntas formuladas em Português. Este sistema começa por processar todos os documentos de um conjunto de textos, identificando as frases presentes e usando-os como base para respostas às perguntas colocadas pelo utilizador. Essas frases são processadas de forma a que se possa extrair o alvo de uma eventual pergunta, e também de forma a serem rescritas como perguntas que um utilizador possa colocar. As perguntas geradas dessa forma facilitam o emparelhamento entre perguntas colocadas pelo utilizador e as respostas apresentadas.

Espera-se que combinando os recursos de geração de perguntas, resposta a perguntas e uma ontologia com relações entre conceitos, seja possível a concepção de um sistema de diálogo interactivo, que possa esclarecer questões colocadas pelo utilizador, e mesmo guiá-lo na obtenção de conhecimento através da sugestão de novas questões relevantes.

Objetivo

Há dois objectivos principais nesta dissertação:
1) Criar uma interface em linguagem natural para um sistema que sugira perguntas e dê respostas com base na estrutura do Onto.PT. Este sistema deverá comportar:
a) Geração de perguntas em linguagem natural;
b) Sugestão de perguntas que o utilizador pode fazer;
c) Navegação no “histórico” das perguntas realizadas e exploração das relações entre estas.

Exemplos:
Q1: Para que serve um carro?
Q2: O que é um carro?

d) Resposta automática às perguntas, com base nas relações do Onto.PT, recorrendo a inferência, se necessário.

Exemplos:
R1: Um carro serve para transportar.
R2: Um carro ou automóvel é um veículo que tem rodas e serve para transportar.

O sistema deverá permitir uma forma alternativa de interrogar a ontologia (usando linguagem natural) e permitir a comparação das respostas automáticas com as respostas de utilizadores, de forma a avaliar os conteúdos da ontologia.

2) Avaliar as vantagens da utilização de uma ontologia lexical na resposta automática a perguntas. Por exemplo, o sistema deverá permitir a substituição de termos pelos seus sinónimos ou hipónimos, o que poderá aumentar a abrangência das respostas e também o número de perguntas que possam ser sugeridas ao utilizador.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

• Revisão bibliográfica
• Estudo do estado da arte relativamente a geração de perguntas, resposta automática a perguntas e ontologias lexicais
• Estudo da estrutura do Onto.PT e de trabalhos realizados no âmbito do RAPPORT
• Estudo de possíveis tecnologias de desenvolvimento
• Análise e especificação do protótipo

Plano de Trabalhos - Semestre 2

• Implementação do protótipo
• Testes e experimentação do protótipo
• Elaboração da dissertação
• Escrita de artigo científico

Condições

O local de trabalho será o laboratório de investigação do grupo CMS do CISUC onde haverá um acompanhamento regular por parte dos orientadores.
O trabalho não será remunerado.

Orientador

Paulo Gomes, Hugo Oliveira, Ricardo Rodrigues
pgomes@dei.uc.pt 📩