Titulo Estágio
Desenvolvimento de Jogos para a plataforma youbeQ
Área Tecnológica
Multimédia
Local do Estágio
IPN
Enquadramento
Este estágio enquadra-se no projecto [url=http://youtu.be/ArqdhBMmfHk]youbeQ[/url], uma plataforma social 3D assente na API Google Earth, a primeira e única no mundo.
O [url=www.youbeq.com]youbeQ[/url] desde o seu lançamento, em Novembro de 2011, tem crescido exponencialmente e como tal houve uma necessidade de criar uma vertente de [url=http://en.wikipedia.org/wiki/Gamification]gamificação[/url] para atrair e reter mais os utilizadores.
Objetivo
Os objectivos do estagio são o desenvolvimento de competências na área da programação para a Web 2.0, em plataformas Google Earth/Maps e em tecnologias emergentes, como também na área da escalabilidade.
Tem como finalidade lançar produtos finais, disponíveis para milhares de utilizadores de todo o mundo.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
O estágio insere-se na área de Social Gamming do youbeQ.
Tarefas a desenvolver pelo estagiário:
T1 - Estudo do Estado da Arte
Objectivos e resultados esperados: Conhecimentos sobre os globos virtuais (Google Earth/Maps), o seu uso quotidiano pela comunidade Web, e possíveis aplicações no desenvolvimento de jogos
T2 - Análise de Requisitos
Objectivos e resultados esperados: Documento que detalhe os requisitos das aplicações a desenvolver, identificando os Actores e os Casos de Uso.
T3 - Desenvolvimento de protótipos
Objectivos e resultados esperados: Protótipos da GUI para a execução de testes de usabilidade.
T4 - Testes de Usabilidade
Objectivos e resultados esperados: Documento que detalhe as limitações encontradas no protótipos desenvolvidos, e possíveis soluções para as ultrapassar.
T5 - Inicio da Especificação da Arquitectura
Objectivos e resultados esperados: Documento que detalhe os vários componentes, as suas interacções, internamente e com sistemas externos.
Planeamento:
T1: Início - Setembro, Fim - Outubro
T2: Início - Outubro, Fim - Novembro
T3: Início - Novembro, Fim - Dezembro
T4: Início - Dezembro, Fim - Dezembro
T5: Início - Dezembro, Fim - Fevereiro
Plano de Trabalhos - Semestre 2
O estágio insere-se na área de Social Gamming do youbeQ.
T6 - Finalizar a Especificação da Arquitectura
Objectivos e resultados esperados: Documento que detalhe os vários componentes, as suas interacções, internamente e com sistemas externos.
T7 - Especificação de testes
Objectivos e resultados esperados: Especificar testes de Integração e de Sistema que abranjam o maior número de cenários possíveis.
T8 - Desenvolvimento
Objectivos e resultados esperados: Desenvolvimento de todos os componentes especificados, resultando versões prontas a serem validades.
T9 - Validação das aplicações desenvolvidas
Objectivos e resultados esperados: Validação das aplicações desenvolvidas.
T10 - Correcção de Falhas
Objectivos e resultados esperados: Correção de todas as falhas detectadas.
T11 - Validação
Objectivos e resultados esperados: Validação final para posterior integração na plataforma.
T12 - Documentação
Objectivos e resultados esperados: Manual de Programador
Planeamento:
T6 - Início - Fevereiro, Fim - Fevereiro
T7 - Início - Fevereiro, Fim - Março
T8 - Início - Março, Fim - Maio
T9 - Início - Maio, Fim - Maio
T10 - Início - Maio, Fim - Junho
T11 - Início - Junho, Fim - Junho
T12 - Início - Junho, Fim - Junho
Condições
O estagiário tem direito ao seu espaço de trabalho, tem acesso ilimitado à Internet, tem acesso a servidores de teste e se necessário a dispositivos móveis para testar as aplicações.
Existe a possibilidade de contratação no final do estágio.
O estágio não é remunerado.
Orientador
André Santos
andre.santos@inovmapping.com 📩