Titulo Estágio
Geração de modelos de comportamento térmico de uma habitação a partir de dados de envolvência
Área Tecnológica
Sistemas Móvies e Ubíquos
Local do Estágio
DEI
Enquadramento
A redução de consumos energéticos sem redução de qualidade de vida é hoje uma preocupação nas sociedades desenvolvidas e fortemente poluidoras. As tecnologias de computação móvel e ubíqua abrem caminho a disponibilizar informação, em tempo real, aos utilizadores para uma atuação pro-activa com vista a uma melhor utilização dos recursos e maior sustentabilidade para a vida no nosso planeta. No âmbito deste estágio, pretende-se reduzir o consumo energético com o recurso a sistemas passivos de regulação da temperatura (abertura e fecho de janelas e estores), utilizando os dados recolhidos por sensores sobre as condições envolventes da casa.
Objetivo
Numa habitação monitorizada ao nível de cada compartimento, com rede wifi acessível, vão ser recolhidos dados sobre as condições ambientais, disponibilizando-os para tratamento e análise.
Pretende-se com base nos dados recolhidos que o sistema avalie as condições da habitação a cada momento e decida qual a melhor altura para abrir e fechar janelas e estores para que se consiga atingir uma temperatura ambiente o mais próxima possível da desejada. Os habitantes terão acesso a uma aplicação móvel, onde podem decidir a temperatura pretendida e ler as indicações dadas pelo sistema em tempo real. Serão por exemplo avisados de quando devem abrir ou fechar determinada janela e/ou estore. O sistema móvel e de backoffice será desenvolvido no âmbito de outro estágio a decorrer em paralelo.
No presente estágio serão recolhidos os dados em tempo real de temperatura exterior, em cada divisão, velocidade do vento e previsões meteorológicas para juntamente com os dados sobre a abertura e fecho de janelas e estores construir um modelo de comportamento da habitação. O projecto está assim centrado num processo de análise de dados compreendendo, análise exploratória, selecção, preparação e enriquecimento de dados, aplicação de algoritmos de geração de modelos, avaliação e integração dos modelos num sistema de controlo passivo de temperatura no apartamento.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
A1) Análise do estado da arte - Análise de soluções, boas práticas e tecnologias a utilizar no projeto.
A2) Análise exploratória de dados – Aquisição, análise e selecção de dados, decisões sobre os sensores a utilizar, preparação e enriquecimento de dados, processos iniciais de geração de modelos.
A3) Escrita do relatório intercalar e preparação defesa
Plano de Trabalhos - Semestre 2
B1) Segunda fase da geração de modelos e sua validação, continuação do processo de aquisição de dados. Estudo comparativo de algoritmos de geração de modelos.
B2) Implementação e integração no sistema de controlo de temperatura do algoritmo seleccionado para geração de modelos
B3) Testes - fase de testes de robustez do sistema e melhoramentos.
B4) Relatório do projecto - Revisão final do sistema desenvolvido e escrita do relatório de estágio.
Condições
Não existem condições específicas.
Observações
É dada preferência a alunos que tenham participado em projecto de natureza semelhante na disciplina de Sistemas Ubíquos.
Orientador
Carlos Bento (UC); Ana Maria Almeida (CISUC)
bento@dei.uc.pt 📩