Propostas de Estágio 2012/2013

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-11-21 19:49:35 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

CrowdSWOT – Análises SWOT e Crowdsourcing

Área Tecnológica

Multimédia

Local do Estágio

Instalações da Tangível na incubadora do Instituto Pedro Nunes

Enquadramento

A análise estratégica de qualquer empreendimento (produto, serviço, instituição, ideia, projecto, etc), é frequentemente iniciada com uma análise SWOT, através da qual um grupo de indivíduos elabora o elenco de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças para o empreendimento.
Tipicamente, a análise SWOT é realizada intra-muros, dentro da empresa ou instituição, ou grupo de promotores da iniciativa. O resultado é um visão realidade cuja constituição é determinada pela visão subjectiva dos vários intervenientes. O SWOT resultado pode ser enviesado se a equipa partilhar uma visão comum (ex. são todos colaboradores da mesma empresa).
Porque não alargar a metodologia SWOT a um grupo maior de participantes (por exemplo, os 5000 colaboradores da empresa)? À medida que se introduzem elementos estranhos ao grupo, é expectável que o SWOT resultante ganhe em riqueza, diversidade e surpresa.
Em última análise, poderá colocar-se a questão: porque não expandir a metodologia SWOT à escala mundial, tirar partido da crowd?

Objetivo

O objectivo deste projecto é o desenvolvimento de uma plataforma colaborativa de análises
SWOT, segundo uma linha knowledge of the crowd.
A plataforma deverá permitir a criação de análises SWOT por qualquer utilizador ou entidade. A análise SWOT será colaborativa, ou seja, será definido um âmbito (geográfico ou outro) para a aceitação de participantes, que poderão indicar ou votar em forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do objecto de estudo. O owner da análise SWOT deverá ter poderes para monitorizar a evolução, controlar as contribuições, e esconder ou revelar os insights resultantes da análise SWOT.
Não está previsto neste projecto a implementação de uma solução do tipo Business Intelligence, ou Data Mining, ou afim, para a produção automática de valor a partir da informação introduzida pelos participantes. Contudo, não se descarta a possibilidade de se implementar algum mecanismo mais ou menos simples de reporting, análise estatística, ou afim, para apoiar o utilizador owner das análises SWOT.

A plataforma deverá estar intimamente integrada com as redes sociais (ex. Facebook e Twitter) e tirar partido destes espaços de discussão e partilha de informação, podendo a análise colaborativa SWOT ser realizada no âmbito dessas mesmas redes sociais (ex. uma aplicação Facebook). A plataforma deverá também permitir a participação nas análises SWOT directamente na própria plataforma, bem como permitir a inclusão de widgets em outros sites (ex. sites de empresas e produtos, intranets, etc).
Alguns desafios interessantes:
-­ Como representar ao nível da interface o conceito de análise SWOT, mas que também funcione do ponto de vista de interacção com o utilizador num contexto web?

- ­Como garantir da autenticidade do owner da análise SWOT?
- Como garantir a participação regular e genuína dos utilizadores?
- Como resolver a redundância expectável de informação?
- Que modelos de negócio se adequam a este produto?

Algumas funcionalidades esperadas:

Para os utilizadores owner de análise SWOT:
-­ registo de utilizadores (tradicional ou por OAuth com FaceBook ou Twitter)
­- integração com Facebook e Twitter -­‐ operações CRUD sobre análises SWOT
- configuração e monitorização das análises SWOT
- estatísticas e reporting sobre as análises SWOT
- colocar a análise SWOT em sites privados ou públicos
- decidir que inputs dos utilizadores são visíveis ou escondidos do público
- subscrever serviços avançados (a definir) e efectuar respectivo pagamento online

Para os utilizadores participantes:
- participar em modo anónimo ou autenticado (preferencialmente, autenticação OAuth Facebook ou Twitter)
- indicar novos factores SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
- remover a participação anterior
- votar nos factores SWOT indicados por outros utilizadores
- partilhar análises SWOT nas redes sociais
-­ ver indicadores de desempenho pessoal e de outros utilizadores
- ver resultados das análises SWOT em que participou (ou parte dos resultados)
- aferir o impacto que as suas contribuições tiveram na comunidade
Para os administradores da plataforma:
- monitorizar a actividade na plataforma (registos de utilizadores, criação de análises SWOT, participação em análises SWOT, etc)
-­ operações CRUD sobre utilizadores, entidades e análises SWOT
- controlar o acesso aos dados das análises SWOT, aos inputs dos participantes, e aos insights da análise SWOT (mediante, eventualmente, mecanismos de subscrição dos
utilizadores)

Quanto à escolha das tecnologias, dá-se preferência a Python+Django+jQuery, mas aceitam-se outras abordagens (como PHP+codeIgniter+jQuery).

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Fase de planeamento
- Preparação do ambiente de trabalho;
- Apresentação da cultura empresarial da Tangível e integração do estagiário;
-­ Sincronização entre o calendário académico do estagiário e os timings da Tangível;
-­ Definição de metas para o estágio;
-­ Identificação de eventuais problemas e dificuldades;
-­ Elaboração do calendário de trabalhos, milestones e deliverables;
-­ A meio do estágio, avaliação do planeamento e ajuste do mesmo.

Fase de especificação
-­ Análise de ferramentas similares;
-­ Levantamento de requisitos;
- Desenho do modelo de negócio;

Fase de desenho
-­ Desenho do fluxo de interação (interaction flow diagrams);
-­ Desenho da arquitectura de informação;
-­ Desenho da arquitectura do sistema;
- Desenho do modelo de dados;

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Fase de implementação e teste
-­ Implementação iterativa e incremental da aplicação (numa linha agile development);
-­ Testes das funcionalidades implementadas, correcções e refinamentos;
-­ Testes de usabilidade, correcções e refinamentos.

Fase de relatório e acompanhamento
-­ Tempo destinado à elaboração do relatório académico do estagiário;
-­ Apoio à Tangível na fase lançamento da aplicação.

Condições

-­ Estágio não remunerado;
-­ Contacto obrigatório e regular de sincronização e orientação dos trabalhos com a equipa da Tangível;
- ­Apoio por parte da equipa da Tangível no design e na usabilidade da aplicação;
-­ Não é necessária a presença diária nas instalações da Tangível (mas recomenda-se);
- Horário flexível e adaptado às necessidades do estagiário;
- Possível admissão nos quadros da empresa mediante desempenho.

Observações

Não são necessárias competências de design. A Tangível responsabiliza-se pelo design da aplicação (usabilidade, design de interacção e visual design). O estagiário pode contribuir e participar nestas actividades de design sempre que o quiser fazer.

Metodologia
Seguir-se-á a metodologia User-Centered Design para o desenho da aplicação. Valoriza-se uma metodologia ágil para o desenvolvimento da aplicação.

Concluída a fase de desenho, a implementação será iterativa e ágil, isto é, serão implementadas e testadas as funcionalidades fundamentais da aplicação, iterativamente, até haver um núcleo robusto em termos funcionais e de usabilidade. A partir daí, acrescentar-se- ão novas funcionalidades, uma a uma, segundo a mesma metodologia ágil e iterativa.

Perspectivas futura
Espera-se que, no final do ano lectivo, exista uma versão Beta completamente funcional do sistema, que possa ser colocada no mercado num prazo máximo de 6 meses. Nestas condições, o aluno estagiário poderá manter-se ligado ao projecto, nos quadros da empresa, como responsável técnico ou de projecto.

Orientador

José Campos
jcampos@tangivel.com 📩