Titulo Estágio
Ferramenta de Simulação no apoio à Usabilidade
Área Tecnológica
Interação com o Utilizador
Local do Estágio
Instalações da Tangível na incubadora do Instituto Pedro Nunes
Enquadramento
Como especialista em usabilidade, a Tangível realiza testes de usabilidade e inspecções de usabilidade a aplicações, websites, serviços, etc. O produto destes estudos é um levantamento de problemas e recomendações para corrigir ou atenuar os problemas identificados. As recomendações são tipicamente apresentadas textualmente e ilustradas com imagens que mostram como deve ser corrigido o problema (ex. a interface da aplicação redesenhada).
Por um lado, o especialista em usabilidade não consegue aferir, objectivamente, o impacto que a sua recomendação tem no sistema e no desempenho dos utilizadores.
Por outro lado, a correcção dos problemas identificados tem custos para o cliente (empresa de desenvolvimento de software). Os custos são, tipicamente, associados ao esforço de rework (correcção do problema e implementação da recomendação). O cliente não tem forma de verificar se o esforço necessário para corrigir o problema é justificado, baseando a sua decisão em critérios subjectivos de avaliação pessoal.
Exemplo: umas piscinas possuem um sistema de registo de presenças dos alunos de natação. Ao chegarem, o aluno deve passar um cartão magnético e confirmar num ecrã táctil a sua identificação. Este processo é demorado, porque a interacção não foi bem desenhada. Por conseguinte, gera-se uma fila de pessoas muito grande no início das aulas de natação, o que provoca o atraso das pessoas às aulas de natação e a sua insatisfação. Problema: qual é o esforço mínimo necessário para alterar a interface da aplicação por forma a que fila de espera desapareça.
A Tangível elaborou conceptualmente um método, baseado em Simulação, que permite aferir o impacto das suas recomendações e decisões de design. É um first internacional, que poderá conduzir à criação de uma nova metodologia na área da usabilidade, à publicação de artigos em conferências internacionais e à criação de um novo produto comercial. Carece, todavia, de uma ferramenta que permita automatizar o processo.
Objetivo
Pretende-se o desenvolvimento de uma ferramenta que sirva de suporte à metodologia (simulação+usabilidade) e que sirva de prova de conceito. A ferramenta deverá ser de fácil utilização, encapsular as técnicas de simulação tornando-as invisíveis para o utilizador, e permitir:
• A recolha manual de dados de observação (ex. tempos de utilização de diferentes secções na interface da aplicação, intervalos de tempo entre chegadas de utilizadores, etc);
• Parametrizar modelos pre-definidos hardcoded de simulação (casos típicos na área da usabilidade);
• Construir modelos de simulação simples (opcional);
• Apresentar resultados (gráficos e relatórios).
A ferramenta poderá ser desenvolvida para a plataforma web (preferencialmente, Python+Django+jQuery, ou PHP+CodeIgniter+jQuery) ou para um dispositivo móvel (preferencialmente, iOS). A análise da melhor plataforma será parte integrante do estágio, bem como o levantamento de requisitos e o desenho da arquitectura do sistema.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Fase de planeamento
• Preparação do ambiente de trabalho;
• Apresentação da cultura empresarial da Tangível e integração do estagiário;
• Sincronização entre o calendário académico do estagiário e os timings da Tangível;
• Definição de metas para o estágio;
• Identificação de eventuais problemas e dificuldades;
• Elaboração do calendário de trabalhos, milestones e deliverables;
• A meio do estágio, avaliação do planeamento e ajuste do mesmo.
Fase de especificação
• Análise de ferramentas similares;
• Estudo/revisão de técnicas de simulação;
• Estudo/revisão de metodologias de usabilidade;
• Levantamento de requisitos;
Fase de desenho
• Desenho do fluxo de interação (interaction flow diagrams);
• Desenho da arquitectura de informação;
• Desenho da arquitectura do sistema;
• Desenho do modelo de dados;
• Desenho acompanhado do graphical user interface da aplicação.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Fase de implementação e teste
• Implementação iterativa e incremental da aplicação (numa linha agile development);
• Testes das funcionalidades implementadas, correcções e refinamentos;
• Testes de usabilidade, correcções e refinamentos.
Fase de relatório e acompanhamento
• Tempo destinado à elaboração do relatório académico do estagiário;
• Apoio à Tangível na fase lançamento da aplicação.
Condições
• Estágio não remunerado (podendo haver a atribuição de um prémio final mediante a motivação do estagiário e a avaliação do resultado objectivo final do estágio);
• Contacto obrigatório e regular de sincronização e orientação dos trabalhos com a equipa da Tangível;
• Apoio por parte da equipa da Tangível no design e na usabilidade da aplicação;
• Não é necessária a presença diária nas instalações da Tangível (mas recomenda-se);
• Horário flexível e adaptado às necessidades do estagiário;
• Possível admissão nos quadros da empresa mediante desempenho.
Observações
Metodologia
Seguir-se-á a metodologia User-Centered Design para o desenho da aplicação. Valoriza-se uma metodologia ágil para o desenvolvimento da aplicação.
Concluída a fase de desenho, a implementação será iterativa e ágil, isto é, serão implementadas e testadas as funcionalidades fundamentais da aplicação, iterativamente, até haver um núcleo robusto em termos funcionais e de usabilidade. A partir daí, acrescentar-se-ão novas funcionalidades, uma a uma, segundo a mesma metodologia ágil e iterativa.
Design da Interface
Não são necessárias competências de design. A Tangível responsabiliza-se pelo design da aplicação (usabilidade, design de interacção e visual design). O estagiário pode contribuir e participar nestas actividades de design sempre que o quiser fazer.
Orientador
José Campos
jcampos@tangivel.com 📩