Titulo Estágio
MobileApps - Definição de Percursos Cicláveis
Área Tecnológica
Inteligência Artificial
Local do Estágio
Aveiro
Enquadramento
As necessidades de mobilidade cresceram de forma exponencial e os seus padrões alteraram-se significativamente com o decorrer dos anos, especialmente nas zonas urbanas, em consequência do desenvolvimento económico e social.
As cidades actuais apresentam um conjunto de características que as definem como insustentáveis no que à mobilidade diz respeito, pois oferecem poucas alternativas de locomoção aos turistas e habitantes que não dispõem de transporte pessoal. A massificação das áreas urbanas tornou cada vez mais complexa, densa e diversificada a circulação nestes meios, dando maior prioridade a veículos de transporte alternativos tais como a bicicleta.
Aumentar a mobilidade das populações e simultaneamente reduzir os congestionamentos, os acidentes e a poluição é hoje um desafio comum a todas comunidades urbanas da Europa. É fundamental encontrar sistemas que promovam a utilização e adopção efectiva de formas de transporte alternativos e compatíveis com os níveis de desenvolvimento sustentável que se pretende alcançar.
Este projecto visa desenvolver uma componente a integrar com um serviço que promove e facilita a utilização de um transporte ambientalmente responsável, como a bicicleta, quer ao nível da sua utilização privada quer em sistemas públicos, como os sistemas de bicicletas partilhadas (bike sharing).
Pretende-se com este módulo, a implementação de um sistema de geração de percursos cicláveis e integração do mesmo num serviço já existente. Esta componente poderá também contemplar a integração com as redes sociais (Endomondo, RunKeeper, Facebook, Twitter, etc...) para conseguir a aquisição de mais dados relativos a percursos efectuados por outros utilizadores.
Objetivo
• A solução deverá integrar os sistemas já existentes e apresentar novas formas de aquisição de dados que possam ajudar a identificar melhores percursos cicláveis, tendo sempre em conta as devidas preocupações com a protecção e privacidade dos dados.
• A solução terá que dispor de algoritmos em grafos e de map-matching [1] que permitam o mapeamento e a sugestão de rotas ou troços com base nos dados de tráfego, estado do pavimento, tipo de via, pontos de interesse, pontos de parqueamento de bicicletas provenientes do serviço já existente e das diferentes fontes de informação, tais como Endomondo, RunKeeper, etc.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
O plano de trabalhos para o 1º semestre inclui as seguintes tarefas:
T1 – Elaboração do estudo do Estado da Arte. Duração: 3 meses (Setembro, Outubro, Novembro)
• Elaboração de um relatório do estado da arte ao nível de bases de dados espaciais, algoritmos de optimização de rotas, algoritmos de map-matching e métodos para o levantamento de dados com base em trajectórias GPS
• Familiarização com o serviço de bicicletas públicas partilhadas desenvolvido
T2 – Levantamento e Especificação de Requisitos. Duração: 1 mês (Dezembro)
• Desenvolvimento de um modelo de dados para a incorporação de informação sobre vias cicláveis, bem como a sua classificação segundo diversos critérios, tais como, tipo de via, abrangência em pontos de interesse turísticos, proximidade com locais de parqueamento de bicicletas, velocidade média, declive, etc;
• Elaboração de um documento de especificação de requisitos a ser validado pela empresa e pelo orientador de estágio da faculdade
T3 – Desenho da solução. Duração: 1 mês (Janeiro)
• Elaboração do relatório de arquitectura a ser validado pela empresa e pelo orientador de estágio da faculdade
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Para o segundo semestre são esperadas as tarefas de seguida apresentadas:
T4 – Desenvolvimento da solução. Duração: 4 meses (Fevereiro, Março, Abril, Maio)
• Implementação de uma base de dados espacial de acordo com o modelo definido
• Recolha e armazenamento de dados das diferentes fontes de informação: sistema de bicicletas públicas partilhadas existente e redes sociais (Endomondo e Runkeeper)
• Selecção e implementação de um algoritmo para a geração de percursos cicláveis e sua caracterização a partir das rotas e trajectórias GPS efectuadas pelos utilizadores
• Integração da solução no sistema de redes públicas partilhadas existente de forma a sugerir rotas de acordo com as preferências dos utilizadores
T5 – Testes. Duração (2 semanas em Junho)
• Realização de testes e correcção de bugs encontrados
T6 – Elaboração do Relatório Final. Restante mês de Junho e mês de Julho
• Realização do relatório final - validado pelo orientador de estágio da faculdade e avaliado pela mesma entidade
Condições
Este projecto enquadrar-se-á num programa de estágio sob o regulamento de bolsas “Talento Ubiwhere”.
Observações
Perfil do candidato:
• Autonomia e espírito crítico
• Média final de curso (prevista) mínima de 14 valores
• Enorme motivação e disponibilidade
• Fluência em Inglês
Documentos:
Os resultados do estágio serão consubstanciados num conjunto de documentos a elaborar pelo estagiário:
R1 – Relatório de definição e análise de requisitos.
R2 – Relatório de especificação.
R3 – Relatório de implementação.
R4 – Relatório de testes.
R5 – Relatório final de Estágio.
A estrutura dos diversos documentos deverá ser definida e apresentada para revisão 8 dias, após início de cada tarefa, ou na primeira reunião após o início da Tarefa.
Orientador
Daniel Sousa
dsousa@ubiwhere.com 📩