Titulo Estágio
PRO027-IR - iPAD/iPhone – Knowledge Graph Development
Área Tecnológica
Sistemas de Informação
Local do Estágio
Aveiro
Enquadramento
Criação de uma aplicação para iPAD / iPhone na qual será possível ter um cliente com um subset de funcionalidades existentes na plataforma OOBIAN (http://www.oobian.com). Algumas das funcionalidades base desta plataforma são: pesquisa, navegação e associação de informação dispersa numa organização, usando técnicas de visualização adaptativas que se permitam optimizar a experiencia de utilização com base no conteúdo a apresentar. Este projecto apresenta desafios interessantes na áreas de data/information visualization e de desenvolvimento para dispositivos móveis.
Referências bibliográficas: (Preenchimento Obrigatório)
Davis, Mills. 2008. Semantic Wave 2008 Report. [Document] Washington : Project10X, Project10X, 2008.
Smith, Reid G. and Farquhar, Adam. 2000. The Road Ahead Knowledge Management. AI Magazine. 2000.
Aspectos inovadores da proposta:
Desenvolvimento para iPAD / iPhone, usabilidade de sotfware, algoritmos de visualização de informação.
Objetivo
• Estudo e análise nos seguintes tópicos: desenvolvimento de dispositivos móveis (iPad/iPhone); algoritmos de visualização de informação
• Documentação (Requisitos; Especificação, Protótipagem/Mock-ups)
• Implementação de aplicação para iPad/iPhone.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
T1 – Estudo e formação sobre desenvolvimento para dispositivos móveis e algoritmos de visualização de informação
Esta tarefa tem como objectivo dotar o estagiário de conhecimento sobre conceitos importantes para a implementação do sistema, nomeadamente:
Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis
Estudo de algoritmos de visualização de informação
Estudo de melhores práticas de usabilidade de software
T2. Levantamento de requisitos
Pretende-se que o estagiário deverá efectuar um estudo e levantamento dos requisitos do sistema a implementar. Estes requisitos serão validados pelos membros da equipa e pelos stakeholders.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
T3. Prototipagem
Nesta tarefa o estagiário deverá estruturar, planear e desenhar a interface de utilização com vista á navegação na estrutura de conhecimento. Existem diferentes formas de realizar esta tarefa, no entanto propõe o seguinte conjunto de outputs:
o Mapas de navegação
o Storyboards
o Protótipos da UI
o Mockups gráficos
Convém referir que, sendo o objectivo deste estágio o desenvolvimento de uma aplicação para dispositivos móveis que apresente uma determinada estrutura de conhecimento, é crítico dotar o sistema de uma interface intuito, de alta usabilidade e escalável, que permita visualizar “conhecimento” de uma forma rica (ex. grafos, mind-maps). Esta fase irá ter um papel importante na experiência de utilização da aplicação a criar, logo esta fase é de extrema relevância para o resultado final do estágio.
T4. Especificação
Nesta fase deverá ser criado um ou mais artífices que definam de uma forma detalhada a especificação do sistema. Uma boa especificação para além de tornar o projecto mais claro e tangível, auxilia e evita também possíveis dissabores nas fases posteriores.
T5. Testes e Implementação
Pretende-se que o estagiário nesta tarefa implemente o sistema. Para isso pede-se que para além da implementação sejam também criados testes de unidade e testes de automação.
T6. Testes e Integração
Esta fase tem por objectivo integrar os diferentes componentes criados, assim com a criação e execução de baterias de testes de integração e automação.
T7. Auditoria e Revisão
Neste ponto o estagiário terá que assegurar que os artifícios criados estão consistentes e correctos, de acordo com as politicas definidas para a organização e projecto. A aprovação do trabalho realizado está dependente do resultado dos processos de verificação e validação realizados.
Condições
Selecção Entrevista
Estágio Remunerado
Orientador
José Miguel Carvalho Larguesa Grade
mgrade@maisis.pt 📩