Titulo Estágio
Quadros de experiências interculturais em Português – Desenvolvimento de plataforma-exposição web
Local do Estágio
DEI-FCTUC e DARQ-FCTUC
Enquadramento
Um estudo académico, que analisa a experiência intercultural de estudantes estrangeiros que aprendem português em Portugal, utiliza fotografias tiradas pelos alunos como ponto de partida para o seu discurso oral, analisando a forma como essas imagens refletem a sua perspetiva sobre a cultura e a sociedade portuguesas. A análise centra-se na produção linguística dos alunos quando discutem as suas fotografias, em particular o uso de vocabulário, estruturas gramaticais e a forma como expressam o seu ponto de vista, observando padrões e desafios linguísticos comuns. O conceito de "os outros em nós" sugere que a aprendizagem de uma língua estrangeira envolve uma negociação contínua da identidade, à medida que os indivíduos se confrontam com o desconhecido, tanto interna como externamente.
Os alunos fotografaram uma série de elementos, desde os potencialmente influenciados por ideias existentes (como igrejas, pombos ou calçadas mencionadas em livros) a observações sobre a vida quotidiana, a arquitetura, a alimentação (como o bacalhau) e as interações sociais. As explicações que as acompanham mostram como as fotografias suscitaram reflexões sobre aspetos como os edifícios tradicionais, os costumes locais, o ritmo de vida e as opiniões sobre a proteção do património. Isto demonstra como as fotografias serviram de estímulo para os alunos partilharem as suas interpretações e perceções da cultura, revelando o que lhes pareceu característico ou digno de nota. A tarefa de criar um discurso a partir da fotografia motivou uma produção linguística mais extensa e variada, destacando a forma como a fotografia, enquanto referente, fundamentou a expressão das ideias dos alunos.
O projeto é guiado pelas seguintes questões:
1. Quais são os sistemas semióticos (verbais e não verbais) mais frequentemente referenciados pelos alunos quando interpretam e representam as suas experiências interculturais através da fotografia?
2. Como podem projetos multimédia como este descrever uma maior consciência do património cultural e da vida quotidiana dos participantes?
3. Como é que a integração da fotografia na aprendizagem de línguas configura o desenvolvimento de competências linguísticas argumentativas e descritivas?
Objetivo
A partir desta proposta, propõe-se criar uma plataforma (projeto de web design interativo e multimédia) que funcione como uma plataforma-exposição digital do estudo académico, reunindo as fotografias dos estudantes, os seus discursos orais/escritos, e os dados analíticos da investigação. Os objetivos da plataforma são: divulgar os resultados do estudo académico de forma acessível e visual; criar uma galeria digital interativa das fotografias tiradas pelos alunos; e mostrar a interligação entre imagem, linguagem e identidade cultural. Perspetivam-se os seguintes potenciais impactos da plataforma: valorização das perspetivas dos estudantes estrangeiros; promoção da consciência intercultural e linguística; criação de um recurso pedagógico inovador no ensino de português; e a amplificação da investigação académica para além do meio científico.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Fase 1 - Revisão da bibliografia e Estado da Arte;
Fase 2 - Escolha e estudo dos dispositivos de interação adequados a utilizar;
Fase 3 - Elaboração da proposta de dissertação, incluindo conceção do design inicial.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Fase 4 - Desenvolvimento de um protótipo simples para demonstração de conceito;
Fase 5 - Testes e experimentação;
Fase 6 - Preparação de comunicação em congresso e/ou artigo científico;
Fase 7 - Escrita da dissertação.
Condições
Conhecimentos de programação para web
Observações
Trabalho co-orientado por Anabela Fernandes (Universidade de Coimbra CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares, FLUC – Faculdade de Letras):
https://www.cienciavitae.pt/portal/6310-ECDD-0998
Orientador
Nuno Miguel Cabral Carreira Coelho
ncoelho@dei.uc.pt 📩