Titulo Estágio
Between Voices: propostas de visualização das colaborações musicais de Carlos Paredes
Local do Estágio
CISUC-CMS
Enquadramento
Uma das contribuições mais complexas para o género da Canção de Coimbra é a prática instrumental do reconhecido guitarrista Carlos Paredes (1925–2004), cuja obra principal se centrou na criação de um repertório inovador de expressão solista para a guitarra de Coimbra. Paredes esteve profundamente imbuído na linguagem musical da guitarra portuguesa de Coimbra, sobretudo através da influência e do ensino do seu pai, Artur Paredes, numa época (décadas de 1930 a 1960) marcada pela forte afirmação do género e pela emancipação virtuosa das qualidades instrumentais. No entanto, e talvez de forma surpreendente, as colaborações gravadas diretamente por Carlos Paredes (entre 1958 e 1975) com algumas das principais figuras do Fado de Coimbra (e não só), são relativamente escassas e permanecem pouco estudadas, tanto no que diz respeito às inovações estilísticas e expressivas específicas que trouxeram ao género, como, de forma mais geral, às implicações que tais colaborações tiveram na formação da
Objetivo
O objetivo principal desta dissertação é desenvolver um conjunto de visualizações para a análise, comunicação e disseminação das colaborações musicais de Carlos Paredes. Propõe-se desenvolver representações visuais de repositórios de peças de música folk recorrendo a técnicas como a visualização de grafos, mapas de pontos e embeddings de dados multidimensionais. Além da representação dos dados, pretende-se criar uma interface que permita manipular as projeções de modo a que a representação revele padrões musicais e relações entre peças musicais (por exemplo, similaridades entre métricas resultantes da análise computacional – p. ex., densidade rítmica, relações cronológicas). O objetivo final é criar uma interface que permite visualizar o legado de colaborações musicais de Carlos Paredes, promovendo o acesso, a partilha e a valorização do seu contributo singular para a música portuguesa e, especificamente, para a construção do género Canção de Coimbra.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
- Revisão da bibliografia e Estado da Arte;
- Análise dos requisitos e trabalho com dados;
- Desenvolvimento da metodologia;
- Definição dos modelos de visualização a implementar;
- Estudo e planificação dos testes de utilizador;
- Elaboração da proposta de dissertação.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
- Desenvolvimento e estudo da interface gráfica e dos mockups;
- Implementação dos componentes básicos e avançados de visualização;
- Implementação das técnicas de interação básica/avançada;
- Experimentação com técnicas desenvolvidas;
- Testes e validação;
- Introdução das melhorias;
- Escrita da dissertação e disseminação dos resultados através de um artigo científico.
Condições
Trata-se de uma dissertação na área de visualização de informação que integra tanto uma componente tecnológica como comunicação visual. Dependendo do ambiente de desenvolvimento, o/a aluno/a deverá ter conhecimentos de programação em Processing e/ou linguagens de programação genérica (e.g., c++, Java), ou programação em p5.js e/ou d3.js ou uma linguagem de programação para a web genérica (e.g., Javascript).
Observações
[1] Windhager, Florian, et al. "Visualization of cultural heritage collection data: State of the art and future challenges." IEEE transactions on visualization and computer graphics 25.6 (2018): 2311-2330.
[2] H. B. Lima, C. G. R. D. Santos, and B. S. Meiguins, ‘A Survey of Music Visualization Techniques’, ACM Comput. Surv., vol. 54, no. 7, p. 143:1-143:29, Jul. 2021, doi: 10.1145/3461835.
[3] McFee, Brian, Colin Raffel, Dawen Liang, Daniel PW Ellis, Matt McVicar, Eric Battenberg, and Oriol Nieto. “librosa: Audio and music signal analysis in python.” In Proceedings of the 14th python in science conference, pp. 18-25. 2015.
Orientador
Catarina Macas, Nádia Moura e Pedro Martins
pjmm@dei.uc.pt 📩