Propostas Submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2025-08-19 18:51:14 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Visualização sobre a enunciação da subjetividade nas obras Os Judeus em Portugal e Judeus Portugueses em Amesterdam, de Joaquim Mendes dos Remédios

Local do Estágio

DEI-FCTUC; e Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20)

Enquadramento

No prefácio do segundo volume da obra "Os Judeus em Portugal", Joaquim Mendes dos Remédios refere as modulações discursivas que poderão ser observadas entre este segundo volume, de 1928, o primeiro volume, de 1895, e a obra "Os Judeus Portugueses em Amesterdam", de 1911: “Possivelmente o estilo e a linguagem das três obras acusarão matizes diferentes como representando em verdade três fases diversas da vida do autor.”

Considerando esta formulação e as perguntas do primeiro volume — (i) “Que qualidades especiaes e características tem esta pretendida raça singular, que resistiu às mais cruéis, às mais bárbaras, às mais persistentes perseguições, e isto durante séculos e quando o ódio só abrandava uma vez que a julgava exterminada?"; (ii) Porque este ódio indomável, que creou aos judeus um martyrologio no seio de cada povo em que se estabeleceu?"; e (iii) "Qual a responsabilidade da igreja nesta illiada de perseguições para as quaes, dizem os seus inimigos, ella concorreu, mais do que nenhum Estado?” —, importa descrever a perspetiva pessoal, as suas crenças e experiências do autor, discursivamente expressa de forma explícita ou implícita.

O estudo destes textos está a ser desenvolvido em dois níveis: (1) edição através codificação textual XML-TEI; e (ii) análise semântica de três domínios da organização social da diferença, apresentados por Steven Vertovec (representações, percepções e encontros) no contexto da comunidade portuguesa judaica.

Objetivo

Criar uma visualização computacional interativa que represente a transformação semântica e estilística da obra do autor ao longo do tempo, destacando temas, sentimentos, vocabulário, estilo e possíveis influências históricas ou biográficas.

Para visualizar as matizes/nuances da subjetividade expressa nestas três obras, especialmente no que diz respeito aos intervalos de tempo entre as suas publicações, é necessário considerar cuidadosamente as mudanças de estilo, tema e perspetiva que refletem a evolução do pensamento e da experiência do autor.

Uma possível formalização da visualização computacional interativa será uma linha temporal que revele correlações entre os marcos biográficos do autor (1895-1928) e as mudanças semânticas nas representações da resiliência judaica nas três obras; e que represente a transformação dos encontros judaico-cristãos ao longo das três obras, contextualizando as críticas do autor à responsabilidade da Igreja e à do rei.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Fase 1 - Revisão da bibliografia e Estado da Arte (nomeadamente, de arquivos digitais interativos, 'museus' literários digitais, e outros);
Fase 2 - Escolha e estudo dos dispositivos de interação adequados a utilizar (nomeadamente Python, JavaScript, ou outros);
Fase 3 - Elaboração da proposta de dissertação, incluindo conceção do design inicial.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Fase 4 - Desenvolvimento de um protótipo simples para demonstração de conceito;
Fase 5 - Testes e experimentação;
Fase 6 - Preparação de comunicação em congresso e/ou artigo científico;
Fase 7 - Escrita da dissertação.

Condições

Conhecimentos sólidos de programação.

Observações

Trabalho co-orientado por Anabela Fernandes (Universidade de Coimbra CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares, FLUC – Faculdade de Letras):
https://www.cienciavitae.pt/portal/6310-ECDD-0998

Orientador

Nuno Miguel Cabral Carreira Coelho
ncoelho@dei.uc.pt 📩