Titulo Estágio
Livro infantil para dispositivos digitais e impressos que aborda a questão do trauma de quem é afetado pela guerra
Local do Estágio
DEI/CISUC
Enquadramento
Os livros infantis são importantes por uma grande variedade de razões, como ferramentas para melhorar a literacia, desenvolver a cognição e como um bloco de construção fundamental na aprendizagem. Podem também ser uma forma de ajudar os pais e os cuidadores a apresentar ou discutir ideias, problemas ou situações que, de outra forma, seriam difíceis de abordar. Para as famílias afetadas por traumas graves, como a guerra, os livros cuidadosamente escritos e ilustrados para crianças podem ajudar a explicar e contextualizar os efeitos físicos e psicológicos que podem ser sentidos. A anexação da Crimeia pela Rússia em 2014 e a invasão da Ucrânia em 2022 causaram danos a muitas famílias, tanto diretamente, através de morte, ferimentos ou deslocação; ou indiretamente, através do stress, medo, receio e preocupação causados pela incerteza e instabilidade criadas. A criação de um livro infantil que aborda este assunto pode ajudar as crianças a lidar melhor com uma situação traumática.
Objetivo
O objetivo desta proposta é criar um livro infantil que possa ser utilizado para ajudar a abordar o trauma deixado pela guerra em curso na Ucrânia. Para tal, será necessário criar uma narrativa relevante e inteligível para a faixa etária alvo de crianças. Este texto será refinado em termos da sua escolha de palavras, metáforas, estilo e mensagem para garantir a sua eficácia. Será definido um formato para o livro que tenha em conta fatores práticos e económicos para que possa ser proposto às editoras de livros infantis como uma publicação viável. Serão criadas ilustrações para apoiar e elaborar as ideias do texto numa linguagem visual que possa comunicar eficazmente com as crianças. Será criada uma versão digital do livro para que este possa existir numa versão online, o que atingirá o objetivo de o tornar acessível a um público mais vasto, mas também oferecerá a possibilidade de acrescentar dinamismo e interatividade para criar outro nível de engagement com o tema.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Fase 1 - Revisão da bibliografia e Estado da Arte na área dos livros infantis digitais e impressos, especificamente, livros que abordam tópicos de trauma e guerra.
Fase 2 - Definição da faixa etária alvo do livro e estudo das melhores práticas de comunicação neste contexto.
Fase 3 - Criação da narrativa escrita, definição do(s) formato(s) e criação de ilustrações indicativas.
Fase 4 - Teste a leitura da narrativa com crianças do grupo-alvo para garantir a relevância e a eficácia do texto.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Fase 5 – Refinamento do texto e das ilustrações para criar as versões finais.
Fase 6 – Recolha e análise dos resultados, com propostas de melhoria ou expansão futura.
Fase 7 – Design e paginação do livro infantil nas versões online e impressa.
Fase 8 - Escrita da Dissertação
Condições
Orientador
Paul Hardman/Sandra Santos
phardman@dei.uc.pt 📩