Propostas com Aluno Identificado

DEI - FCTUC
Gerado a 2025-08-10 13:19:06 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Design Computacional de Máscaras para Projeções Visuais com Luz e Movimento

Local do Estágio

Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra

Enquadramento

A utilização da luz como meio expressivo tem uma longa tradição na arte e no design, desde o teatro de sombras até às projeções integradas nas instalações artísticas contemporâneas. Com o avanço das tecnologias de fabricação digital, como a impressão 3D e o corte a laser, torna-se possível conceber artefactos físicos que interagem com a luz de forma precisa e controlada, permitindo explorar novas possibilidades estéticas e comunicativas. Paralelamente, os sistemas generativos baseados em algoritmos abrem espaço para abordagens computacionais na criação de objetos visuais, onde a forma não é desenhada manualmente, mas emergente de regras, parâmetros ou dados de input. Este projeto posiciona-se neste cruzamento entre luz, forma e computação, procurando investigar como podemos gerar estruturas físicas que moldam a luz para comunicar visualmente, seja através de imagens, padrões ou narrativas, num equilíbrio entre expressão artística e design computacional.

Objetivo

Este projeto propõe o desenvolvimento de um sistema computacional generativo capaz de criar máscaras tridimensionais de luz (semelhantes a stencils ou gobos) que, quando iluminadas, projetam imagens ou padrões visuais sobre superfícies. O sistema parte de inputs visuais (como imagens, símbolos ou composições) e transforma-os em estruturas físicas que funcionam como máscaras para a luz, explorando o jogo entre sombra e projeção. A materialização dos máscaras será feita através de impressão 3D e corte a laser, possibilitando diferentes níveis de detalhe e complexidade. Para além de composições estáticas, será também explorada a possibilidade de introduzir movimento nos stencils (por exemplo, através de rotação ou translação) para criar animações visuais simples nas projeções resultantes. O sistema deverá permitir também a combinação modular de múltiplos stencils, de modo a criar sequências ou narrativas visuais, inspiradas no teatro de sombras.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1 - Revisão bibliográfica sobre luz, sombra e projeção na arte e design, com foco em sistemas generativos e fabricação digital;
T2 - Investigação de referências e técnicas para geração computacional de stencils e estruturas físicas para projeção;
T3 - Estudos preliminares com diferentes abordagens para geração de máscaras;
T4 - Escrita de relatório intermédio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T5 - Desenvolvimento de sistema computacional generativo e integração com formatos de impressão 3D e corte a laser;
T6 - Produção e teste de protótipos físicos;
T7 - Escrita do relatório final e disseminação do trabalho desenvolvido.

Condições

Este trabalho será realizado no grupo de investigação Cognitive and Media Systems (CMS/CISUC). Serão disponibilizados recursos para a execução do plano de trabalhos, p.ex. impressora 3D para materialização de outputs gerados pelo sistema desenvolvido.

Orientador

Tiago Martins e Sérgio Rebelo
tiagofm@dei.uc.pt 📩