Titulo Estágio
Entre Linhas e Dados: Experiências Computacionais no Desenho Têxtil
Local do Estágio
Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra
Enquadramento
Nos últimos anos, as tecnologias e os meios digitais têm permitido que as abordagens computacionais e generativas ganhem progressivamente relevância nas práticas e processos comerciais das diversas domínios do design. Embora também explorado em contextos experimentais e artísticos, o design computacional e abordagens generativas têm sido cada vez mais explorados em diferentes áreas criativas, como a arquitetura, a moda, o design gráfico e o design de produto. Este tipo de abordagem introduz novas possibilidades de criação e novos processos de design, onde os designers, em vez de criarem um produto único, são responsáveis por desenvolver "receitas" capazes de gerar múltiplos artefactos. Neste contexto, estas técnicas têm sido exploradas para criar experiências e objetos mais personalizados e únicos, promovendo a autenticidade e a identidade. Nesta proposta de estágio, procura-se explorar o desenvolvimento de experiências computacionais na geração de processos de produção têxtil. Para tal, serão investigadas abordagens computacionais orientadas pela informação.
Objetivo
Numa primeira fase, será realizada uma investigação sobre abordagens e métodos de design computacional e generativo aplicados à geração têxtil, acompanhada por uma revisão do estado da arte relativa ao uso de algoritmos generativos no contexto do design, com especial enfoque na utilização destas abordagens para promover exclusividade e personalização. Numa segunda fase, serão desenvolvidas diferentes experiências e métodos para a geração de elementos visuais, com o intuito de explorar várias abordagens de acordo com diferentes motivações.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Fase 1 — Revisão bibliográfica referente à história do design computacional com enfoque na técnica generativas;
Fase 2 —Investigação sobre métodos computacionais para a produção têxtil;
Fase 3 — Estudos preliminares e definição das técnicas/abordagens a explorar;
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Fase 4 — Desenvolvimento de abordagens e métodos computacionais;
Fase 5 — Aplicação e avaliação dos métodos desenvolvidos;
Fase 6 — Escrita da dissertação e disseminação dos resultados obtidos.
Condições
O trabalho será desenvolvido no CMS/CISUC, onde haverá acompanhamento regular por parte dos orientadores. Se necessário, o aluno terá acesso contínuo a um espaço de trabalho.
Observações
O estágio é orientado, no DEI, por Tiago Martins (tiagofm@dei.uc.pt) e co-orientado por Sérgio M. Rebelo (srebelo@dei.uc.pt).
Orientador
Tiago Martins / Sérgio M. Rebelo
tiagofm@dei.uc.pt 📩