Titulo Estágio
Design como Sistema Vivo: Experiências com Cartazes Computacionais Dinâmicos
Local do Estágio
Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra
Enquadramento
O Design Gráfico, ao longo do tempo, sempre se adaptou às novas possibilidades oferecidas pelos avanços tecnológicos. Num contexto contemporâneo, em que a atenção das pessoas está cada vez mais fragmentada devido ao excesso de estímulos visuais e digitais, a interatividade, a reatividade e a participação têm-se tornado uma parte cada vez mais integrante das práticas de design gráfico. Nesse sentido, vários designers começaram a explorar o potencial e os princípios das tecnologias digitais, como o design generativo, para desenvolver novas formas de apresentar informação à audiência, promovendo experiências mais dinâmicas.
Esta dissertação propõe experimentar o uso de tecnologias computacionais na criação de artefactos de comunicação visual dinâmicos e adaptativos, com especial foco em «cartazes em movimento» que reagem ao ambiente em que estão inseridos.
Objetivo
Investigar o potencial de abordagens experimentais de design computacional e generativo na exploração de novas formas de expressão visual no contexto do design gráfico. Para isso, será desenvolvido um conjunto de artefactos visuais de comunicação, especialmente cartazes em movimento, utilizando diferentes técnicas computacionais para leitura do ambiente onde estão inseridos. Numa primeira fase, será realizada uma investigação sobre técnicas de design generativo e algorítmico aplicadas ao design gráfico. Posteriormente, serão desenvolvidos vários protótipos de artefactos de comunicação interativos. No desenvolvimento destes cartazes serão utilizados diferentes métodos computacionais. Numa última fase, será avaliado o impacto dos artefactos desenvolvidos junto de pessoas, investigando se eles promovem uma comunicação mais eficaz e dinâmica com a audiência.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Fase 1 — Revisão bibliográfica referente à história do uso de técnicas computacionais utilizadas no domínio do design gráfico;
Fase 2 — Primeiras experiências e estudos com as tecnologias a utilizar;
Fase 3 — Definição das técnicas e abordagens a explorar, bem como das características dos artefactos a desenvolver
Fase 4 — Preparação do relatório intermédio;
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Fase 5 — Desenvolvimento dos protótipos dos artefactos;
Fase 6 — Experimentação com os protótipos desenvolvidos e refinamento;
Fase 7 — Escrita da Dissertação e disseminação dos resultados obtidos;
Condições
O trabalho será desenvolvido no CMS/CISUC, onde haverá acompanhamento regular por parte dos orientadores. Se necessário, o aluno terá acesso contínuo a um espaço de trabalho.
Observações
O estágio é orientado, no DEI, por Sérgio M. Rebelo (srebelo@dei.uc.pt) e co-orientado por Tiago Martins (tiagofm@dei.uc.pt).
Orientador
Sérgio M. Rebelo / Tiago Martins
srebelo@dei.uc.pt 📩