Propostas com Aluno Identificado

DEI - FCTUC
Gerado a 2025-08-10 01:15:39 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Diálogo entre animação e som para a representação e exploração da TDAH

Local do Estágio

DEI-FCTUC / CISUC

Enquadramento

O TDAH (Transtorno de Défice de Atenção e Hiperatividade) é uma condição neurológica que afeta milhões de pessoas pelo o mundo, manifesta-se frequentemente através de dificuldade de concentração, impulsividade e hiperatividade. Apesar da maior sensibilização sobre o tema, o TDAH continua a ser mal compreendido por grande parte da sociedade, especialmente quando afeta tanto adultos ou crianças, cujos sintomas podem ser mais internalizados e, por vezes, desvalorizados.

Este projeto pretende abordar o TDAH através da técnica de animação em diálogo com a dimensão sonora, utilizando uma curta metragem como meio de expressar de forma sensorial e emocional a experiência interna de viver com esta condição. A narrativa acompanha a vida de uma jovem mulher, desde a infância até à idade adulta, explorando momentos da sua trajetória marcada pela dificuldade em manter o foco e pelas consequências emocionais da constante pressão para se adaptar a ambientes rígidos e stressantes que a puxam da sua bolha mental.

Objetivo

O objetivo principal desta dissertação é a criação de uma curta-metragem de animação que explore a experiência subjetiva de uma pessoa com esta condição, com vista a sensibilizar o público para as dificuldades invisíveis e conflitos internos que geram uma existência desafiante para quem sofre de TDAH. Para este propósito, planeiam-se: a) representar, através de uma curta de animação, a experiência subjetiva de uma pessoa com esta condição; b) explorar o diálogo entre as dimensões visuais e sonoras, desde uma fase inicial de pré-produção, na simulação e comunicação de estados mentais associados à distração, sobrecarga e burnout; b) usar o design narrativo e o impacto emocional da ligação imagem/som para contribuir para a literacia emocional e social

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1. (Set-Jan) Revisão bibliográfica e Estado da Arte – Pesquisa e documentação do Estado da Arte relevante para o projeto;
2. (Set-Nov) Proposta de Design – desenvolvimento da ideia, guião literário, storyboard e conceito sonoro. Estudo da abordagem;
3. (Out-Dez) – Estudo das ferramenta escolhidas e pré-produção da animação (guião técnico, concept art, model sheets e animatic sonorizado);
4. (Dez-Jan) Documentação - Elaboração da proposta para dissertação

Plano de Trabalhos - Semestre 2

5. (Fev) – Alterações e melhorias ao animatic apresentado e sonoplastia. Finalização da pré-produção (layouts);
6. (Mar-Maio) – Fase de produção (animação de desenhos-chave, in-betweens, clean-up, etc)
7. (Jun) – Pós-produção do projeto: compositing e efeitos, correções, mixagem final
8. (Fev-Jun) – Elaboração de relatório final da dissertação com todas as fases

Condições

- Software de Animação (Pro Create, Adobe After Effects)
- Orientação
- Áudio: microfones, softwares de edição de som (Reaper, FL Studio, entre outros)

Observações

O tema desta curta metragem de animação será o TDAH (Transtorno de Défice de Atenção e Hiperatividade), com foco na forma como este afeta a percepção, a concentração e a vida quotidiana de uma jovem mulher desde a infância até à vida adulta. A escolha deste tema nasce não só de um interesse pessoal, mas também de uma necessidade de dar visibilidade a uma condição neurológica frequentemente incompreendida, cujos sintomas tendem a ser desvalorizados ou mal diagnosticados.

A abordagem será sensorial e emocional. A narrativa acompanha a protagonista em momentos da sua vida, como por exemplo enquanto criança, a fazer trabalhos de casa sob pressão da mãe; enquanto adulta, em contexto profissional, onde o ciclo de desatenção e sobrecarga emocional gera um burnout. A realidade e a fantasia confundem-se, com a personagem a "viajar dentro da sua cabeça", através de sequências animadas que representam o fluxo de pensamentos, distrações e sentimentos que a dominam. A estética da animação vai refletir essa desorganização interna, oscilando entre momentos mais caóticos e momentos de total desconexão do mundo exterior.

Algumas fontes de pesquisa incluirão a leitura de artigos sobre o défice de atenção.O trabalho incluirá esta pesquisa, bem como experimentação visual para encontrar algo que traduza visualmente a experiência mental da personagem. A animação será desenvolvida em software digital.

Orientador

Mariana Seiça Paiva de Carvalho e Sandra Fernandes dos Santos
marianac@dei.uc.pt 📩