Titulo Estágio
Plataforma Colaborativa para Atividades de Expressão Visual no Ensino Artístico
Local do Estágio
DEI / CISUC
Enquadramento
O ensino das Artes Visuais enfrenta desafios na integração de ferramentas digitais que estimulem, de forma equilibrada, a criatividade, a aprendizagem e o envolvimento dos alunos. Atualmente, existe uma lacuna na oferta de plataformas que promovam a experimentação visual, o trabalho colaborativo e a partilha de conteúdos artísticos em ambiente educativo. É necessário criar uma solução digital acessível, intuitiva e pensada especificamente para o contexto da Educação Visual.
Objetivo
O objectivo principal desta proposta é o de desenvolver o protótipo de uma plataforma/aplicação interativa que permita propor, realizar e partilhar actividades de expressão visual entre alunos e professores de 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico (alunos dos 10 aos 15 anos). Para este fim, é importante desenvolver uma experiência adaptada tanto a dispositivos móveis como a computadores, garantindo facilidade de uso e acessibilidade. A plataforma deve ser apta para suportar um conjunto de atividades criativas e práticas como: stop motion, flipbooks, ou jogos visuais (por exemplo) desenhados para fomentar a expressão gráfica e o pensamento visual. Pretende-se conceber uma interface organizada por temas, onde os utilizadores possam guardar, comentar e reorganizar conteúdos de forma visual. O protótipo vai ser validado com alunos e professores para aferir a sua utilidade no contexto educativo. O projecto pretende contribuir para boas práticas no design de ferramentas digitais para o ensino artístico.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Fase 1 - Revisão da bibliografia e Estado da Arte na área das plataformas educacionais nas artes visuais.
Fase 2 - Análise e levantamento de necessidades pedagógicas no ensino das artes visuais.
Fase 3 - Análise das soluções tecnológicas relevantes.
Fase 4 - Elaboração da proposta de dissertação.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Fase 5 – Desenvolvimento de um protótipo funcional, com design centrado no utilizador.
Fase 6 – Testes com utilizadores-alvo (professores e alunos) para avaliar a interface, usabilidade e relevância das atividades.
Fase 7 – Recolha e análise dos resultados, com propostas de melhoria ou expansão futura.
Fase 8 – Desenvolvimento de solução de acordo com proposta de dissertação
e resultados da fase 6.
Fase 9 - Escrita da Dissertação.
Condições
O estágio será realizado nas instalações do DEI/CISUC.
Observações
Trata-se de uma Dissertação com uma importante componente tecnológica.
A aluna deverá ter conhecimentos de programação para web como HTML, CSS, CMS e Java; e/ou plataformas de desenvolvimento web como Figma.
Estágio Proposto pela a aluna (Marta Alves Teixeira) em colaboração com o orientador.
Orientador
Paul David Hardman
phardman@dei.uc.pt 📩