propostas atribuidas 2025/2026

DEI - FCTUC
Gerado a 2025-08-31 16:19:25 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Da Praça D. Dinis ao Paço das Escolas: Projeto de Realidade Mista sobre etapas históricas da Alta de Coimbra

Local do Estágio

DEI-FCTUC; DARQ-FCTUC; e Reitoria da UC

Enquadramento

O espaço definido entre a praça D. Dinis e o Paço das Escolas, eixo estrutural da Cidade Universitária de Coimbra, caracteriza-se por uma invulgar densidade histórica, onde, à semelhança de um palimpsesto, se sobrepuseram realidades muito distintas, ainda que as mais antigas sejam hoje invisíveis ou de muito difícil perceção. Na atual praça D. Dinis, ao castelo de Coimbra (séc. XI-XVIII) sobrepôs-se o Observatório Astronómico, mandado erguer no âmbito da Reforma Pombalina (1772) e destruído com o plano da nova Cidade Universitária (1943). O espaço, tal como o vemos e experienciamos, resulta da interrupção desse plano, em 1974, deixando inacabada a frente poente da praça, sem o grande pórtico que estabelecia a ligação à Rua Larga, e a frente norte, onde a fachada do Hospital projetado reproduziria fielmente o Departamento de Matemática, criando um espaço de marcada simetria e solenidade. No Paço das Escolas, por seu lado, a domus romana do séc. II d.C. deu lugar ao alcácer islâmico (séc. XI), depois transformado em Paço Real para, no século XVI, se reconfigurar em Paço das Escolas ou Universidade. A rua Larga, espaço intermédio, com um perfil difícil de “repor” para cronologias remotas, é particularmente bem conhecida para o século XIX e até 1943, através de fotografias e plantas.

Objetivo

A partir de conteúdos cientificamente validados e em quantidade e qualidade suficiente para uma reconstituição plausível (nomeadamente, informação textual, plantas e fotografias), pretende-se que seja desenvolvido um projeto de Realidade Mista que torne visíveis, no local, as diferentes etapas históricas, permitindo recuperar realidades desaparecidas, interpretar os vestígios, conhecer as transformações e os usos de um dos mais simbólicos espaços de toda a cidade. Relevante do ponto de vista do conhecimento e da sensibilização patrimonial, o projeto desempenhará um papel central em termos turísticos, mas também para habitantes da cidade de Coimbra com interesse na história da cidade.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Fase 1 - Revisão da bibliografia e estado da arte;
Fase 2 - Escolha e estudo dos dispositivos de interação a utilizar;
Fase 3 - Elaboração da proposta de dissertação, incluindo conceção do design inicial.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Fase 4 - Desenvolvimento de um protótipo simples para demonstração de conceito;
Fase 5 - Testes e experimentação;
Fase 6 - Preparação de comunicação em congresso e/ou artigo científico;
Fase 7 - Escrita da dissertação.

Condições

Perspetivam-se várias deslocações ao Polo I, sempre que necessário.

Observações

Trabalho co-orientado por Luís Trindade (Universidade de Coimbra, CHSC – Centro de História da Sociedade e da Cultura, FLUC – Faculdade de Letras):
https://www.cienciavitae.pt/portal/AD1E-2B80-645F

O resultado, garantida a qualidade, poderá ser posto em prática no âmbito da política oficial de disseminação do Bem Universidade de Coimbra – Alta e Sofia.

Orientador

Nuno Miguel Cabral Carreira Coelho
ncoelho@dei.uc.pt 📩