Titulo Estágio
Desenvolvimento de jogo Inflamação (Inflamed)
Local do Estágio
CNC-UC Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra; DEI-FCTUC–Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Enquadramento
O projeto PAS GRAS: redução de riscos metabólicos, determinantes ambientais e comportamentais da obesidade em crianças, adolescentes e jovens adultos, do CNC-UC/CIBB, é financiado pelo Horizonte Europa (ID 101080329), e envolve 8 países. Uma das componentes do projeto incide na coprodução de recursos educativos para prevenir a obesidade (desde os mais novos), numa campanha inter/nacional de sensibilização. A equipa é interdisciplinar com atuação nas áreas das ciências da vida, saúde, desporto, educação e comunicação.
Objetivo
Com este estágio, pretende-se que o/a estudante colabore com a equipa do projeto na criação de jogo para adolescentes (eventualmente com adaptação para para crianças a partir da idade (pré)escolar).
Objetivos de aprendizagem na concepção do jogo: O1 – conhecimento sobre equilíbrio do corpo, alimentação e exercício; O2 – conhecimento de alimentos saudáveis sustentáveis e bases da cultura da dieta mediterrânica; O3 – sensibilização sobre segurança alimentar, o que inclui o acesso a comida saudável, rendimento justo para produtores, redução da pegada ambiental e ecológica; O4 – consciencialização sobre a relação entre obesidade, insegurança alimentar e alterações climáticas.
Espera-se que o jogo possa incluir: a) cenários, promover reflexão e autodeterminação na mudança de comportamentos; b) possibilidade de caracterizar utilizadores (dados demográficos, geográficos, educação, hábitos alimentares, rotinas, etc). É objetivo que o/a estudante adquira competências críticas de planeamento, produção e avaliação de recursos educativos digitais. Também se pretende que o/a estudante adquira competências de investigação nas áreas tecnológicas do estágio.
Com este estágio, pretende-se que o/a estudante colabore com a equipa do projeto na criação de jogo para adolescentes (eventualmente com adaptação para para crianças a partir da idade (pré)escolar).
Objetivos de aprendizagem na concepção do jogo: O1 – conhecimento sobre equilíbrio do corpo, alimentação e exercício; O2 – conhecimento de alimentos saudáveis sustentáveis e bases da cultura da dieta mediterrânica; O3 – sensibilização sobre segurança alimentar, o que inclui o acesso a comida saudável, rendimento justo para produtores, redução da pegada ambiental e ecológica; O4 – consciencialização sobre a relação entre obesidade, insegurança alimentar e alterações climáticas.
Espera-se que o jogo possa incluir: a) cenários, promover reflexão e autodeterminação na mudança de comportamentos; b) possibilidade de caracterizar utilizadores (dados demográficos, geográficos, educação, hábitos alimentares, rotinas, etc). É objetivo que o/a estudante adquira competências críticas de planeamento, produção e avaliação de recursos educativos digitais. Também se pretende que o/a estudante adquira competências de investigação nas áreas tecnológicas do estágio.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Fase 1 – Revisão da bibliografia e estado da arte;
Fase 2 – Elaboração do guião que servirá de base de programação para o jogo;
Fase 3 – Criação de um protótipo do jogo;
Fase 4 – Elaboração do projeto de tese.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Fase 5 – Produção do jogo, com envolvimento de adolescentes (crianças) e equipas;
Fase 6 – Participação nos estudos de avaliação (qualitativa, entre equipa) e impacto (quantitativa, disseminação nas redes sociais do projeto);
Fase 7 – Escrita da dissertação.
Condições
O estágio será realizado nas instalações do CNC-UC, no DEI-FCTUC e em locais onde decorrerão as atividades do projeto PAS GRAS.
Observações
Desenvolvimento de jogo para aplicação em vários suportes.
Orientador
Anabela Marisa Azul e Andreia Silva
amjrazul@ci.uc.pt 📩