Titulo Estágio
Explorando o Design de Ferramentas de Realidade Mista para Visitas Guiadas Virtuais
Local do Estágio
DEI
Enquadramento
Este projeto investiga a integração de dispositivos de Realidade Mista (MR) em visitas guiadas culturais. Impulsionadas pelo aumento das visitas virtuais durante a pandemia de COVID-19, plataformas como o Google Arts & Culture e visitas imersivas de realidade virtual, proporcionam experiências sem contato e diversificadas, aumentando a acessibilidade, reduzindo riscos e abrindo caminhos virtuais para o património cultural perdido.
Apesar das vantagens das visitas virtuais, a falta de guias humanos e a interação limitada dos visitantes persistem nas soluções existentes. Este projecto pretende entender como o uso de dispositivos de realidade mista em visitas guiadas podem oferecer experiências envolventes, interativas e aumentadas.
As principais questões de investigação que se pretende explorar são: a) compreender as perspectivas dos guias turísticos sobre realidade mista e possíveis fatores que impulsionam sua adoção, b) que requisitos de design poderá ter uma ferramenta de realidade mista, direccionada para visitas virtuais.
Objetivo
O principal objectivo é aprofundar a compreensão do problema de design usando abordagens de design participativo com guias turísticos e aplicando ferramentas de prototipagem rápida. Pretende-se capturar as perspectivas, receios, barreiras à adopção, etc., dos guias turísticos e derivar requisitos de design para uma futura ferramenta de realidade mista.
Sendo uma primeira exploração desta problemática, assume-se que o contexto de uso da ferramenta de realidade mista será em visitas guiadas remotas em que apenas a/o guia turístico usa o dispositivo de realidade mista e faz streaming da visita aumentada para um conjunto de visitantes remotos.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
1. Revisão Bibliográfica e Estudo Teórico
- Realizar uma revisão abrangente da literatura sobre realidade mista e virtual aplicada ao turismo
- Estudar possíveis ferramentas de software para dispositivos de realidade mista que permitam mostrar conteúdos digitais e fazer streaming desses conteúdos.
- Estudar o dispositivo Microsoft Hololens
2. Primeiros testes em laboratório
- Definir um workflow de prototipagem, semi-funcional, i.e., que permita realizar streaming de conteúdos pré-preparados.
3. Definição do protocolo de design
- Definir as necessidades em termos de participantes, conteúdos, locais, para realizar sessões de treino e de design participativo.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
4. Execução das sessões de design
- Execução das sessões e recolha de dados
5. Análise e síntese dos resultados
- Analisar os resultados e sintetizar as perspectivas dos guias turísticos relativamente à adopção de ferramentas de realidade mista.
6. Documentação e Preparação da Defesa
- Preparar a documentação detalhada de todo o projeto, incluindo desenvolvimento técnico, testes e avaliações.
- Preparar a apresentação para a defesa do projeto de mestrado.
- Escrever artigo científico
Condições
Acesso ao VRLab e equipamento RV
Orientador
Jorge C. S. Cardoso
jorgecardoso@dei.uc.pt 📩