Titulo Estágio
Personalização em Identidades Visuais Dinâmicas: Estudo sobre Participação e Reatividade
Local do Estágio
DEI
Enquadramento
Identidades Visuais Dinâmicas resultam da necessidade de criação de Identidades Visuais mais flexíveis, capazes de se adaptar a diferentes contextos e conteúdos. Para atingir o dinamismo, são utilizados diferentes mecanismos de variação, que resultam em identidades caracterizadas como, por exemplo, flexíveis, fluídas, informativas, participatórias ou reativas.
A rápida evolução dos meios digitais apresenta um novo panorama a nível das necessidades e preferências dos utilizadores. A inclusão do consumidor de conteúdo enquanto criador e, até, proprietário, assim como a crescente personalização dos meios digitais pode ser vista como uma forma de gerar interesse por parte do público. Deste modo, a componente participatória em Identidades Visuais Dinâmicas é cada vez mais explorada, uma vez que permite a personalização das mesmas por parte do público, envolvendo-o no processo de design – o observador passa a utilizador. Adicionalmente, algumas Identidades Visuais implementam uma componente
Objetivo
O principal objetivo deste projeto é a realização de um estudo relativo ao papel da participação em identidades visuais dinâmicas existentes. Serão identificados e analisados métodos e opções frequentemente utilizados para possibilitar a individualização de identidades por parte de quem interage com elas, podendo esta personalização envolver mecanismos de reatividade. Este estudo irá culminar no desenvolvimento de um sistema web que permita explorar de forma interativa os resultados da investigação, podendo ser útil para o desenvolvimento de novas identidades visuais.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
1. Revisão bibliográfica e investigação do estado da arte;
2. Recolha de exemplos de identidades que permitem participação e individualização por parte do público;
3. Escrita do relatório intermédio.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
1. Estudo das identidades recolhidas e análise dos mecanismos de variação utilizados para permitir participação;
2. Análise dos resultados obtidos e estruturação dos dados produzidos;
3. Desenho e implementação de sistema interativo que apresente os resultados;
4. Disseminação do trabalho através da escrita e publicação de um artigo científico;
5. Escrita da dissertação.
Condições
O estágio será realizado no DEI.
Orientador
Tiago Martins / João Miguel Cunha
tiagofm@dei.uc.pt 📩