Titulo Estágio
Exploração da dimensão estilística em ambientes 3D
Local do Estágio
CISUC-CMS
Enquadramento
A presente dissertação propõe explorar a interseção entre a dimensão visual e o gênero de cenários em ambientes 3D, especificamente através da criação de um plugin para o Blender. Os cenários a explorar está por definir durante o primeiro semestre, mas preve-se a explorção de cenários de animação utilizados em jogos ou animação tradicional para contar histórias. O plugin em Bledner permitirá estilizar figuras ou assets utilizando diferentes parâmetros que correspondem a emoções específicas. Por exemplo, um asset estilizado com cores vibrantes e linhas curvas poderá ser associado a um jogo de caráter calmo e "fofo", enquanto um asset com um estilo altamente poligonal e de baixa definição poderá ser indicado para jogos de terror. O objetivo principal deste estudo é desenvolver uma interface que possibilite a aplicação de variados estilos a modelos 3D, transformando assets com base em parâmetros de estilização predefinidos, tais como emoções. Além disso, será investigada a relação entre a dimensão visual e o gênero de jogo, buscando entender como diferentes estilos visuais podem influenciar a percepção e experiência do jogador. O trabalho será desenvolvido em duas fases semestrais, abrangendo desde a revisão bibliográfica e análise do estado da arte, passando pelo aprofundamento no Blender, até à implementação e correção do plugin, culminando com a escrita da tese.
Objetivo
Objetivos Principais:
- Desenvolver uma interface para o Blender que permita aplicar diferentes estilos a modelos 3D. Esta interface será capaz de transformar assets, como texturas e paletas de cores, de acordo com parâmetros de estilização definidos para transmitir emoções específicas.
- Investigar a relação entre a dimensão visual e o gênero de jogo em ambientes 3D. Este estudo visa compreender como diferentes estilos visuais influenciam a percepção e a experiência do jogador em diversos gêneros de jogos.
Objetivos Secundários:
- Realizar um levantamento bibliográfico e análise do estado da arte. Este levantamento incluirá uma revisão das técnicas existentes de estilização em 3D e a utilização de plugins no Blender.
- Aprofundar o conhecimento sobre o Blender e suas capacidades de estilização. Estudar as ferramentas e técnicas disponíveis no Blender que podem ser utilizadas para a transformação de assets.
Definir e elaborar critérios de estilização baseados em emoções.
- Identificar e documentar os parâmetros visuais que correspondem a diferentes emoções e como estes podem ser aplicados aos modelos 3D.
Desenvolver um protótipo inicial do plugin para demonstração de conceito. Criar uma versão preliminar do plugin para testar e demonstrar a viabilidade do conceito proposto.
- Implementar os gráficos e funcionalidades necessários no plugin. Adicionar e ajustar elementos gráficos e funcionalidades ao plugin para garantir que ele atende aos requisitos definidos.
- Testar e corrigir possíveis bugs no plugin. Realizar testes rigorosos para identificar e resolver quaisquer problemas de funcionalidade ou desempenho do plugin.
- Documentar o processo e escrever a tese. Registrar detalhadamente o processo de desenvolvimento e os resultados obtidos, culminando na elaboração da dissertação final.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
- Levantamento bibliográfica e análise do estado da arte;
- Aprofundamento do estudo do Blender;
- Estudo e definição das propriedades relacionados com estilização em ambientes 3D;
- Estudo dos fatores que impactam a linguagem estilística;
- Desenvolvimento de um protótipo simples para demonstração de conceito do plugin de Blender;
- Elaboração da proposta de dissertação;
Plano de Trabalhos - Semestre 2
- Experiências visuais para os estilos definidos;
- Implementação do plugin;
- Implementação dos gráficos a usar;
- Correção de possíveis bug;
- Testes com utilizadores;
- Escrita da tese.
Condições
Não tem condições específicas
Orientador
Evgheni Polisciuc / Pedro Martins
evgheni@dei.uc.pt 📩