Titulo Estágio
Visualização de dados multidimensionais: caso de arquivos de música folk
Local do Estágio
CISUC-CMS
Enquadramento
A música está presente no nosso dia-a-dia. A música pode refletir uma ideia, uma emoção ou o nosso estado de espírito, tornando-se uma parte essencial de nós. Existem vários estilos musicais, como a música clássica, jazz, pop e rock, cada um com características que identificam grupos de pessoas com preferências comuns. A música popular de tradição oral, ou música folk, é particularmente interessante pelas suas características sonoras peculiares e pelo contexto social que representa. Esta música é uma forma de identificação social e cultural, promovendo a diversidade cultural através do conhecimento de outras músicas.
A identificação cultural promove a coesão social, valorizando as nossas raízes e património. A perda de identidade afeta diretamente a ligação às nossas origens e costumes, resultando no abandono das tradições do lugar onde nascemos e crescemos. É fundamental manter a nossa essência, história e sentido de pertença, trabalhando com grupos locais para proteger e preservar a cultura. Recentemente, a recuperação e transmissão da música folk têm recebido mais atenção das autoridades como forma de preservar este património intangível, ameaçado pela despovoação das áreas rurais, a perda da função original da música e mudanças nas formas de transmissão musical.
No entanto, a urbanização e globalização afetam a perceção cultural, com o mercado global e os grandes meios de comunicação a ditarem o consumo musical, tornando a música folk algo distante e desconhecido. Este tipo de música está a ser progressivamente erradicado, com os difusores de música folk a desaparecerem. Além disso, a música folk não é facilmente acessível, com poucos recursos online disponíveis. Materiais educativos sobre música folk são ainda mais difíceis de encontrar, dificultando a sua integração em programas educativos. Conhecer as nossas raízes é essencial não só para entender o nosso património, mas também para promover a união cultural europeia e o respeito pelas diferenças.
Objetivo
Esta dissertação tem como principal objetivo desenvolver um conjunto de visualizações para a análise, comunicação e disseminação da música folk. Em particular, propõe-se desenvolver representações visuais de repositórios de peças de música folk recorrendo a técnicas de visualização de grafos, mapas de pontos, e, principalmente, embeddings de dados multidimensionais. O desafio consiste não apenas na representação de grandes volumes de dados, mas também no desenvolvimento de uma interface que permita manipular estas projeções de modo a que a representação revele padrões na música folk, influências culturais ou outro tipo de relações entre peças musicais (por exemplo, relações geográficos, influências instrumentais ou outro tipo de similaridades). Os objetivos secundários incluem a realização de experiências com técnicas de redução de dimensionalidade e métodos de interacção semântica, bem como a exploração de diversos tipos de layouts de grafos e mapas. O objetivo final é fornecer ao utilizador uma interface que permite visualizar repositórios de peças de música folk, promovendo a exploração e partilha do conhecimento cultural.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
- Revisão da bibliografia e Estado da Arte;
- Análise dos requisitos e trabalho com dados;
- Desenvolvimento da metodologia;
- Definição dos modelos de visualização a serem implementados;
- Estudo e planificação dos testes de utilizador;
- Elaboração da proposta de dissertação.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
- Desenvolvimento e estudo da interface gráfica e dos mockups;
- Implementação dos componentes básicos e avançados de visualização;
- Implementação das técnicas de interação básica/avançada;
- Experimentação com técnicas desenvolvidas;
- Testes e validação;
- Introdução das melhorias;
- Escrita da dissertação e disseminação dos resultados através de um artigo científico.
Condições
- O estágio será realizado nas instalações do grupo CMS do CISUC.
- Trata-se de uma dissertação na área de visualização de informação que integra tanto uma componente tecnológica como comunicação visual. Dependendo do ambiente de desenvolvimento, o/a aluno/a deverá ter conhecimentos de programação em Processing e/ou linguagens de programação genérica (e.g., c++, Java), ou programação em p5.js e/ou d3.js ou uma linguagem de programação para a web genérica (e.g., Javascript).
Observações
É obrigatório a leitura e conhecimento do artigo:
[1] Windhager, Florian, et al. "Visualization of cultural heritage collection data: State of the art and future challenges." IEEE transactions on visualization and computer graphics 25.6 (2018): 2311-2330.
Orientador
Evgheni Polisciuc / Penousal Machado
evgheni@dei.uc.pt 📩