Titulo Estágio
Learning Context Management Systems - A Service Design Case
Local do Estágio
CISUC Interactive Media Lab
Enquadramento
Durante os últimos 20 anos assistimos ao desenvolvimento de múltiplas plataformas de gestão de aprendizagem (LMS), concebidas sobre o conceito de disponibilização de conteúdos online. Esta perspectiva foi ainda conduzindo ao desenho ou adopção de formatos discursivos com base no consumo de slides, textos e videos, combinados com questionários e outros instrumentos de activação e avaliação do estudante. Esta perspectiva é temperada no caso de plataformas como o moodle onde a ideia de estruturação do processo de aprendizagem por “actividades” ou horizontes temporais (ex: módulo ou semana) empresta alguma contextualização ao processo. A variedade de modelos de actividades e a eficiência na sua combinação em percursos activos seria uma via essencial para explorar o design de contextos de exploração.
Objetivo
Para a evolução destas plataformas no sentido de se tornarem em LXMS (Learning conteXt Management Systems) estas deveriam passar a oferecer “building blocks” que permitam explorar de forma eficiente e significativa a perspectiva de aprendizagem autónoma contextualizada. Para tal será necessário
oferecer templates de atividades facilmente configuráveis - action nodes - para a criação de nós em processos de aprendizagem flexíveis (exemplos de action nodes: leitura, visionamento, escuta activa, desafio-procura, desafio-resumo, desafio-contraste, desafio-avaliação, desafio-alternativa, etc);
A possibilidade de desenhar visualmente redes com os action nodes. Através de uma rede de building blocks poderiam então estruturar-se “explorações activas” dos conteúdos, nos quais o estudante pode ser activado no sentido de efectuar percursos organizados e significantes.
A possibilidade de monitorização de actividade e a produção de indicadores de engagement para gestão dos percursos de aprendizagem, identificando pontos de abandono, falha, demora, hesitação, aceleração, etc e oportunidades de re-routing do percurso;
Pretende-se com este estágio efectuar explorações inovadoras no design destes sistemas, adoptando uma perspectiva de design de serviço, e ensaiando com base em prototipagem web, diversos possíveis nós de actividades envolvendo exploração individual mas também actividades de coordenação, colaboração, co-construção entre estudantes. Como caso de teste será realizada a adaptação de conteúdos existentes de unidades curriculares em funcionamento no MDM. Como ponto de partida deverá ser adaptada uma plataforma existente de gestão de conteúdos ou ambiente de aprendizagem.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
A1. (M1 - M3) State of the art research - research and document the relevant SoA, publications and software review, for the study of the problem at hand; detailed characterisation of the problem to be solved stating specific goals and requirements;
A2. (M3 - M4) Design Proposal - conceiving of a design proposal for the specific context, including visual identity, interaction models and user interface draft for the proposed solution, and mapping of assumptions and milestones for the rest of the project;
A3. (M1 - M4) Paper - production of a synthesis of state of the art and conceptual design proposal for a research paper;
Plano de Trabalhos - Semestre 2
A4. (M5 - M9) Prototyping - implementation of a proof-of-concept prototype, tuning and corrections based on evaluation results;
A5. (M9) Evaluation - definition of evaluation criteria and method; performing evaluations and analysis of results;
A6. (M10 - M11) Dissertation - Dissertation with reflection on process and knowledge production
Condições
NA
Observações
NA
Orientador
Licinio Gomes Roque
lir@dei.uc.pt 📩