Propostas Atribuidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-11-24 12:57:06 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Tipografia Ucrônica: Design Paramétrico de Caracteres Rúnicos com Inspiração Romana

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

O Younger Futhark é um alfabeto rúnico que foi usado para a escrita do idioma nórdico antigo nos países escandinavos entre os séculos VIII e XII. Por ter caído em desuso após a cristianização da Escandinávia, este alfabeto nunca passou por um processo de evolução e simplificação dos seus caracteres, tal como aconteceu com o alfabeto romano. Deste modo, nesta dissertação será apresentada uma possível proposta de evolução para este alfabeto rúnico, imaginado que estes caracteres se tornaram padrão na Europa e passavam pelas mesmas transições tecnológicas e culturais que os caracteres romanos. Neste processo serão utilizadas tecnologias emergentes de design de tipos tais como design paramétrico e design algorítmico. Nos últimos anos, este tipo de tecnologias tem ganho relevância e se tornado atrativa para designers de tipos, designers gráficos e programadores criativos, especialmente com a emergência das Fontes Variáveis OpenType. Resumidamente, esta tecnologia permite criar um modelo que explora o conceito de eixos variáveis para incluir variação num tipo de letra e codifica-lo num só ficheiro. Assim, a partir de um único ficheiro é possível criar inúmeras combinações de estilo do mesmo tipo de letra. Tais características conferem a estes tipos de letra grande versatilidade, além de vantagens em termos de tamanho e eficiência quando utilizados em um contexto de desenvolvimento web.

Objetivo

Concepção e desenvolvimento de glifos rúnicos variáveis, tomando por base um cenário ucrônico em que este alfabeto não tivesse caído em desuso no século XII e passasse pelas mesmos processos de evolutivas pelos quais passou o alfabeto romano. Numa primeira fase será realizada uma investigação sobre a evolução e as mudanças sofridas pelo alfabeto romano ao longo de sua história, e uma revisão do estado da arte com o que diz respeito aos tipos variáveis. Numa segunda etapa, será, então, desenvolvidos os desenhos bases de glifos rúnicos. Posteriormente, serão definidos os parâmetros variáveis de acordo com a investigação previamente realizada. Por fim, o tipo de letra será utilizado na criação de diferentes materiais de divulgação, digitais e físicos.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Fase 1—Revisão bibliográfica referente à história do desenho de tipos e da tipografia;
Fase 2—Investigação sobre técnicas computacionais utilizadas no domínio do desenho de tipos;
Fase 4—Definição das técnicas/abordagens a explorar;
Fase 5—Primeiras experiências e estudos do desenho dos glifos;
Fase 5—Preparação do relatório intermédio;

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Fase 6—Desenvolvimento do tipo de letra e definição/desenvolvimento das suas variações
Fase 7—Experimentação do tipo de letra em diferentes medias e suportes;
Fase 8—Refinamento do tipo de letra;
Fase 9—Desenho de materiais de divulgação do tipo de letra;
Fase 10—Escrita da Dissertação e disseminação dos resultados obtidos;

Condições

O trabalho será desenvolvido no CMS/CISUC, onde haverá acompanhamento regular por parte dos orientadores. Se necessário, o aluno terá acesso contínuo a um espaço de trabalho.

Observações

O estágio é orientado, no DEI, por Artur Rebelo (arturr@dei.uc.pt) e co-orientado por Sérgio Rebelo (srebelo@dei.uc.pt)

Orientador

Artur Rebelo / Sérgio Rebelo
srebelo@dei.uc.pt 📩