Titulo Estágio
Interface sonoro baseado em objetos físicos instrumentados
Local do Estágio
CISUC
Enquadramento
A produção de efeitos sonoros surge muitas vezes associada à prática do design de som para cinema, animação e jogos. As artes performativas recorrem também a efeitos sonoros, estes produzidos geralmente durante a própria performance, em tempo real. Mesmo em cinema, a utilização de técnicas Foley torna a produção de sons numa atividade de performance.
Com a crescente disponibilidade de recursos computacionais miniaturizados e tecnologias sem fios, têm-se aberto novos horizontes para o surgimento de novas formas de interação com o som e a música, incluindo propostas de novos instrumentos, de novas extensões a instrumentos já existentes, bem como propostas de novos interfaces. Estes últimos passam por vezes pelo recurso a objetos do dia a dia, devidamente instrumentados com sensores/atuadores/microprocessadores, potenciando formas de interação musical surpreendentes.
Neste estágio pretende-se explorar a criação interfaces musicais ou sonoros baseados em objetos físicos instrumentados.
Objetivo
Pretende-se conceber um sistema interativo que permita recorrer a objetos físicos instrumentados para interagir com o som.
Embora a forma concreta de interação deva ser investigada durante o estágio, equaciona-se a criação de um interface sonoro com
base em objetos do dia a dia. Uma possibilidade será partir de um protótipo desenvolvido no ano letivo de 2019/2020 como ponto de partida.
O projeto irá envolver, numa primeira fase, uma investigação sobre interfaces musicais/sonoros, sensores e dispositivos de interface
adequados à interação musica. Eventualmente, poderá também envolver o estudo do protótipo arás referido para avaliar a sua utilização. Esta fase envolverá também a conceção do sistema interativo e respetivo modelo de interação. Numa segunda fase, será desenvolvido um protótipo do sistema, com subsequente avaliação.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
1 - Revisão de Bibliografia
2 - Realização de estado da arte sobre novos interfaces musicais/sonoros
3 - Investigação sobre sensores, dispositivos de interface e análise do protótipo existente
4 - Conceção do sistema interativo e respetivo modelo de interação
5 - Preparação da proposta de tese
Plano de Trabalhos - Semestre 2
1 - Desenvolvimento do interface físico
2 - Desenvolvimento da aplicação
3 - Experimentação e análise
4 - Escrita da Dissertação
5 - Escrita de artigo científico
Condições
Trabalho a desenvolver no Cognitive Media Systems Group do CISUC
Observações
Dá-se preferência a alunos com as disciplinas de Design de Som e Design de Interface concluídas.
Coorientação: Tiago Cruz
Orientador
Amilcar Cardoso e Tiago CRuz
amilcar@dei.uc.pt 📩