Titulo Estágio
Arte em Jogo
Local do Estágio
Lab C6.2
Enquadramento
Pergunta-se: poderão os videojogos, num cruzamento singular entre arte e jogo, ser objecto estético e lúdico em simultâneo? O filósofo Jerome Stolnitz visou caracterizar o objeto artístico por via da experiência subjetiva do mesmo; enunciou assim a atitude virtuosa a ser empregue na contemplação do artefacto, que via como chave para a sua fruição: a ‘atitude estética’, por oposição à ‘atitude prática’. Podemos expandir Stolnitz e falar de ‘atitude lúdica’, quando a atenção e comportamento do sujeito se determinam em função do objectivo de um jogo - "Jogo para ganhar" versus "Jogo para experienciar algo". Assim, poderá um objecto suscitar, em simultâneo, duas atitutes antitéticas como são a "estética" e a "lúdica"?
Objetivo
- Investigar se existe ou não uma contradição intrínseca no seio do meio videolúdico, entre o "jogo" e a "arte".
- Investigar em que medida mecanismos lúdicos, nomeadamente os estímulos de motivação extrínseca (objectivos, pontos, desafios), impactam a experiência do jogador?
- Desenho e implementação de um conjunto de protótipos minimalistas que sirvam para testar esta tese
- Teste de hipóteses.
- Realização de experimentação com base nos protótipos numa lógica de grupo de teste/grupo de controlo.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Fase 1 - Revisão da bibliografia e Estado da Arte
Fase 2 - Elaboração de um plano de experimentação, incluindo o design dos jogos-teste e a formulação de Hipóteses.
Fase 3 - Elaboração de uma proposta de dissertação
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Fase 4 - Desenvolvimento de protótipos-teste
Fase 5 – Experimentação: recolha de dados e análise. Teste de hipóteses.
Fase 6 - Escrita da Dissertação.
Condições
Trabalho decorrerá no laboratório de sistemas de informação, com acesso a desktop.
Observações
Para alunos com interesse em investigação na área de Design de Jogos.
Pré-requisito: experiência em desenvolvimento com linguagens de alto nível (c#, java). Preferência para alunos com experiência em desenvolvimento de jogos em UNITY ou outro motor de jogo.
Orientador
Rui Craveirinha
rui.craveirinha@gmail.com 📩