Propostas submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-11-21 19:20:29 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Arte em Jogo

Local do Estágio

Lab C6.2

Enquadramento

Pergunta-se: poderão os videojogos, num cruzamento singular entre arte e jogo, ser objecto estético e lúdico em simultâneo? O filósofo Jerome Stolnitz visou caracterizar o objeto artístico por via da experiência subjetiva do mesmo; enunciou assim a atitude virtuosa a ser empregue na contemplação do artefacto, que via como chave para a sua fruição: a ‘atitude estética’, por oposição à ‘atitude prática’. Podemos expandir Stolnitz e falar de ‘atitude lúdica’, quando a atenção e comportamento do sujeito se determinam em função do objectivo de um jogo - "Jogo para ganhar" versus "Jogo para experienciar algo". Assim, poderá um objecto suscitar, em simultâneo, duas atitutes antitéticas como são a "estética" e a "lúdica"?

Objetivo

- Investigar se existe ou não uma contradição intrínseca no seio do meio videolúdico, entre o "jogo" e a "arte".

- Investigar em que medida mecanismos lúdicos, nomeadamente os estímulos de motivação extrínseca (objectivos, pontos, desafios), impactam a experiência do jogador?

- Desenho e implementação de um conjunto de protótipos minimalistas que sirvam para testar esta tese

- Teste de hipóteses.

- Realização de experimentação com base nos protótipos numa lógica de grupo de teste/grupo de controlo.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Fase 1 - Revisão da bibliografia e Estado da Arte

Fase 2 - Elaboração de um plano de experimentação, incluindo o design dos jogos-teste e a formulação de Hipóteses.

Fase 3 - Elaboração de uma proposta de dissertação

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Fase 4 - Desenvolvimento de protótipos-teste

Fase 5 – Experimentação: recolha de dados e análise. Teste de hipóteses.

Fase 6 - Escrita da Dissertação.

Condições

Trabalho decorrerá no laboratório de sistemas de informação, com acesso a desktop.

Observações

Para alunos com interesse em investigação na área de Design de Jogos.

Pré-requisito: experiência em desenvolvimento com linguagens de alto nível (c#, java). Preferência para alunos com experiência em desenvolvimento de jogos em UNITY ou outro motor de jogo.

Orientador

Rui Craveirinha
rui.craveirinha@gmail.com 📩