Titulo Estágio
Polemic Games
Local do Estágio
DEI-FCTUC
Enquadramento
O meio videolúdico tem vindo a vingar como um novo e promissor espaço de expressão cultural e criativa. Não obstante, e sobretudo no panorama nacional, escasseiam obras que superem a sua condição de objecto iminentemente lúdico, e visem como objectivo a consciencialização, divulgação e exploração de problemáticas de iminente relevância social.
Objetivo
Esta proposta tem como principal objectivo a concepção de um videojogo cujo design vise promover na sua audiência a discussão em torno de um tópico social relevante para a comunidade portuguesa. Pretende-se uma obra que dialogue com as tradições dos persuasive games, serious games, advergames, newsgames, art-games, etc, sem que no processo dispense de adquirir valor enquanto objecto de entretenimento.
O aluno deverá estudar exemplos estabelecidos de jogos com preocupações semelhantes, inteirar-se sobre as propostas teóricas no âmbito do jogos persuasivos, e aprender a usar métodos apropriados para o estudo e a validação do seu design.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Fase 1 - Revisão da bibliografia e Estado da Arte
Fase 2 - Elaboração de uma proposta de design para o jogo
Fase 3 - Escrita da Proposta de Dissertação
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Fase 4 - Desenvolvimento de um protótipo jogável para demonstração de conceito.
Fase 5 - Experimentação e avaliação do protótipo: usabilidade, experiência do utilizador, interpretação do jogo.
Fase 6 - Escrita da Dissertação.
Condições
Estágio auto-proposto pelo aluno Pedro António Jesus de Oliveira, nº de estudante 2015170101, email; Uc2015170101@student.uc.pt
Trabalho decorrerá no laboratório de sistemas de informação, com acesso a desktop.
Orientador
Rui Alexandre Neves Craveirinha
rui.craveirinha@gmail.com 📩