Titulo Estágio
Parkware Design Overhaul
Local do Estágio
Coimbra
Enquadramento
Em 2014, a Ubiwhere apresentou a marca Citibrain no Mobile World Congress, em Barcelona. Esta visa comunicar e representar a oferta de Smart Cities da empresa, que pretende tornar-se uma referência internacional na criação de Cidades Inteligentes, transparentes e amigas dos cidadãos. Com base nesta marca, a empresa tem vindo a desenvolver aplicações e serviços que a representem de forma inequívoca no mercado internacional, e façam jus à oferta tecnológica e aos benefícios que as suas soluções trazem. Em 2016 lançou a empresa spin-off Parkware, totalmente focada na solução de estacionamento inteligente, a qual necessita de uma nova imagem e presença digital forte.
Objetivo
O desafio, no caso deste estágio, é que o estagiário desenvolva um rebranding total da marca Parkware, desde a imagem de marca, à aplicação, serviços e material de comunicação. Esta terá um forte carácter experimental, dado que a identidade Citibrain (consórcio de Smart Cities que fundou a Parkware) está bem estabelecida e tem vindo a ser evoluída pela empresa desde a criação da marca, pelo que o que se pretende é que o estagiário desenvolva um exercício de reformulação, com vista à concretização da visão da empresa para a marca, com o apoio do Product Manager, developers e, sobretudo, equipa de Designers.
O estagiário deve ter competências de Design Gráfico e forte interesse em User Experience, trabalhando em conjunto com uma equipa multidisciplinar (Produto, Design e Informática) na reformulação de conceitos da marca.
Espera-se que o aluno de MDM implemente, no âmbito do estágio, um protótipo do sistema de identidade proposto, em complementaridade com o trabalho de Design. O trabalho realizado pelo estagiário será em todos os momentos acompanhado pelo equipa de design, sendo alvo de constantes comentários por forma a obter o melhor resultado possível. Assim, este estágio contempla o redesign de uma identidade que se encontra a ser investigada pela Ubiwhere.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
T1 - Análise da Marca, seus Objectivos e Visão
T2 - Análise da Concorrência
T3 - Definição de um novo sistema de identidade para a marca (multimeios)
Plano de Trabalhos - Semestre 2
T4 - Definição de User Experience das Soluções
T5 - Desenvolvimento de Material de Comunicação e prototipagem do sistema de identidade em meios digitais
T6 - Testes
Condições
- Integração em equipa sénior
- Bolsa de Estágio (valor a acordar individualmente)
- Integração na equipa com sede no Instituto Pedro Nunes
Orientador
Ricardo Vitorino
rvitorino@ubiwhere.com 📩