Propostas Atribuídas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-11-27 22:22:23 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenho de Cartazes Digitais Interativos

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

Desde de sempre que os avanços tecnológicos se refletiram em todos os ofícios na nossa sociedade. No contexto do design gráfico, as novas tecnologias digitais têm remodelado a forma como as pessoas se relacionam com os artefactos de design, permitindo cada vez mais o meio digital coexistir com o real. Deste modo, hoje em dia, a audiência relaciona-se com os artefactos de design gráfico com a expectativa de interagir com eles. No contexto do design de cartazes, tem-se observado o aparecimento de novos media digitais que, embora sejam semelhantes a cartazes no seu formato, permitem a inclusão de elementos animados e interativos. Estes media têm potencial para expansão. Deste modo, espera-se que, num futuro próximo, técnicas computacionais mais complexas sejam usadas para gerar artefactos de design gráfico que permitem uma participação ativa por parte da audiência.

Objetivo

Conceção e desenvolvimento de uma série de cartazes digitais interativos que reagem a informação externa (input) e comunicam informação contida nos mesmos (output). Cada cartaz pode ser entendido como uma caixa de informação que se abre quando com ela interagimos e nos envolvemos. Para cada cartaz será desenvolvido um sistema computacional generativo que (i) capta informação externa, p. ex. movimento de pessoas que passam junto do cartaz, e (ii) desenha e exibe o cartaz em tempo real através de um ecrã. O desenvolvimento de cada cartaz deverá contemplar a exploração de diversas técnicas de desenho e composição algorítmica e considerar aspectos como movimento, animação, aleatoriedade e serendipidade visual. O sistema computacional que desenha cada cartaz deverá conseguir gerar automaticamente diferentes cartazes com o mesmo estilo visual.

Numa primeira fase, será realizada uma revisão do estado da arte relativamente a abordagens que desenham cartazes de forma algorítmica e abordagens que implementam interação em cartazes. Posteriormente, será desenvolvida uma série de cartazes digitais interativos. Para isto serão trabalhadas duas vertentes principais: (i) a implementação de interatividade e capacidade dos cartazes captarem dados externos do espaço à sua volta utilizando, por exemplo, visão por computador ou um microcontrolador Arduino com ligação a um ou mais sensores; e (ii) a composição automática de elementos visuais que desenham os cartazes com base na informação a ser comunicada e nos dados externos captados.

A arquitetura dos sistemas que implementam os cartazes deverá ser flexível ao nível do input (p. ex., experimentar diferentes tipos de interação), ao nível da mensagem (p. ex., alterar a qualquer momento a informação que está a ser comunicada através do cartaz), e ao nível do output (p. ex., escolher a dimensão e o formato do cartaz).

A série de cartazes desenvolvida será testada num cenário experimental onde se procura comunicar informação sobre, por exemplo, o curso de Design e Multimédia. Assim, os cartazes desenvolvidos serão exibidos num espaço do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, onde alunos e funcionários poderão visualizar os posters através de monitores, interagir com eles e descobrir a informação que estes contêm.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Fase 1 - Revisão bibliográfica e investigação do estado da arte no que se refere à (i) geração algorítmica de cartazes digitais e (ii) utilização de mecanismos interativos no desenho e/ou exibição de cartazes;

Fase 2 - Definição do tema para a série de cartazes e da informação a ser por eles comunicada;

Fase 3 - Identificação dos mecanismos e técnicas a usar e/ou desenvolver;

Fase 4 - Preparação da proposta de tese.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Fase 5 - Desenvolvimento de uma série de cartazes digitais interativos;

Fase 6 - Exibição experimental dos cartazes desenvolvidos;

Fase 7 - Disseminação do trabalho desenvolvido através da escrita e publicação de um artigo em conferência;

Fase 8 - Escrita da dissertação.

Condições

O trabalho será desenvolvido no laboratório de investigação Computational Design and Visualization (CMS / CISUC), onde haverá um acompanhamento regular por parte dos orientadores. O aluno terá acesso contínuo a uma sala de trabalho (F2.2).

Observações

O aluno deverá ter conhecimento de programação em Processing e design generativo.

Orientador

Tiago Filipe dos Santos Martins (com co-orientação do Professor João Bicker)
tiagofm@dei.uc.pt 📩