Titulo Estágio
Abordagens de design generativo no contexto de identidade visual
Local do Estágio
DEI-FCTUC
Enquadramento
Nos últimos anos, os princípios clássicos para o desenho de identidade visuais têm vindo a sofrer profundas alterações estruturais. As qualidades tradicionalmente associadas a uma boa identidade visual (universalidade, unicidade e atemporalidade) já não conseguem representar fielmente à complexidade que as instituições de hoje em dia. Neste sentido, os designers gráficos têm vindo a explorar o uso de técnicas computacionais (por exemplo design generativo, design algorítmico e/ou data-driven design) para inserir dinamismo nestes sistemas. Deste modo, podemos facilmente produzir um número infinito de versões com a capacidade de transmitir aspectos distintos directamente no desenho do logótipo e/ou da gráfica complementar. Este trabalho procura aprofundar como estas técnicas podem representar diferentes características intrínsecas à identidade de uma instituição.
Objetivo
Concepção e desenvolvimento de um conjunto de abordagens computacionais para a criação de abordagem generativos para o desenho de identidades visuais. Numa primeira fase, será realizada uma investigação sobre identidade visual dinâmica/participativa e uma revisão do estado de arte relativa aos técnicas computacionais utilizados neste domínio (e.g. design generativo, data-driven design, real-time data, visão por computador, design paramétrico, computação interativa evolucionária, etc.). Mais tarde serão selecionadas um conjunto de técnicas e desenvolvido um conjunto de abordagens de desenho de identidade visual. Neste contexto serão trabalhadas as seguintes vertentes: (i) geração de sistemas de identidade visual dinâmicos tendo com base técnicas computacionais; e (ii) desenvolvimento dos materiais/aplicações da identidade explorando a vertente dinâmica intrínseca a estes sistemas de identidade.
As abordagens serão desenvolvidas para marcas/instituições de carácter social.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Fase 1—Revisão bibliográfica referente à história do identidade visual com enfoque na criação de identidades visuais dinâmicas
Fase 2—Investigação sobre técnicas computacionais utilizadas no dominio da identidade visual;
Fase 3—Exploração de diferentes técnicas computacionais no contexto na identidade visual;
Fase 4—Definição das técnicas/abordagens a explorar;
Fase 5—Preparação da proposta de tese;
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Fase 5—Desenvolvimento das abordagens.
Fase 6—Experimentação das abordagens desenvolvidos em diferentes cenários;
Fase 7—Escrita da Dissertação e disseminação dos resultados obtidos;
Condições
Espaço de Trabalho.
Observações
O estágio é orientado, no DEI, por Artur Rebelo (arturr@dei.uc.pt) e co-orientado por Sérgio Rebelo (srebelo@dei.uc.pt)
Orientador
Artur Rebelo / Sérgio Rebelo
srebelo@dei.uc.pt 📩