Titulo Estágio
Integração de Conteúdos VR em Website para Biblioteca
Local do Estágio
DEI
Enquadramento
Os catálogos digitais de muitas bibliotecas são, ainda, muito orientados para os próprios bibliotecários. A informação disponibilizada é muitas vezes difícil de descodificar pelos leitores que requerem frequentemente a ajuda dos bibliotecários, por exemplo, para localizar um livro no espaço físico da biblioteca. Sozinho, um leitor poderá levar muito tempo a localizar um determinado livro, nas prateleiras da biblioteca, através do seu código, dada a quantidade de livros e a aparente arbitrariedade dos códigos.
A criação de um website, com recurso a conteúdos em Realidade Virtual (RV) 360º graus, possível de ser explorado, de forma responsiva, em suporte desktop e mobile, daria maior independência ao leitor. Estes conteúdos poderiam facilitar, entre outras coisas, a localização de determinado livro assinalando-o na vista virtual. No que toca à localização dos livros, a necessidade de recorrer a um funcionário, por parte do leitor, seria mais reduzida, resolvendo questões como grandes filas e o tempo de espera por um funcionário disponível.
Desafios
A integração de conteúdos RV num website para uma biblioteca não é uma tarefa trivial uma vez que é uma prática pouco comum existindo, por isso, poucos exemplos de boas práticas. Para além disso, os conteúdos RV podem ser experimentados em várias plataformas de RV como smartphones, desktop, ou equipamento específico para RV (headsets com controladores). Isto faz com a típica abordagem responsiva que se segue na construção de websites ganhe uma nova dimensão e dificuldade (Como suportar vários tipos de RV sem aumentar o esforço de desenvolvimento? Como suportar uma transição graciosa na experiência dos conteúdos RV entre diferentes plataformas?)
Objetivo
O principal objectivo deste projecto é explorar novas formas de incorporar conteúdos VR 360º graus em websites para bibliotecas. Mais concretamente:
1. Criar um site protótipo responsivo multi-plataforma;
2. Fornecer diferentes formas de experimentar os conteúdos RV: desktop, realidade aumentada nos smartphone, em óculos de realidade virtual com uma interação imersiva no espaço físico;
3. Avaliar a usabilidade e experiência de uso de diferentes tipos de conteúdos RV
Plano de Trabalhos - Semestre 1
1. Revisão bibliográfica e Estado de Arte.
2. Estudo de tipos de conteúdos RV e modelos de interacção a utilizar
3. Esboço inicial do website (estrutura do site , informação e funcionalidades a implementar, tipo conteúdos RV)
4. Preparação dos conteúdos de teste
5. Desenvolvimento de um protótipo funcional para demonstração de conceito.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
1. Implementação dos conteúdos RV
2. Desenvolvimento da identidade visual
3. Implementação da solução
4. Teste de usabilidade
5. Escrita da dissertação
Condições
-
Orientador
Jorge C. S. Cardoso
jorgecardoso@dei.uc.pt 📩