Total Propostas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-19 11:47:56 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenvolvimento de uma nova mobile app de cliente para a Mobiag

Local do Estágio

Lisboa

Enquadramento

A Mobiag é uma empresa de software portuguesa que opera na área da mobilidade partilhada. Fundada em 2011, apresenta-se no mercado desde 2015 com uma solução end-to-end para operadores de frota que tenham interesse em disponibilizar essas frotas de forma partilhada. Opera neste momento em 15 países servindo mais de 35.000 utilizadores através dos seus clientes.
No entanto a visão da Mobiag vai mais longe. Assenta na ideia que todos os utilizadores devem poder usar todos os veículos disponíveis numa rede da qual o seu operador favorito seja parte - o conceito de roaming aplicado ao mercado da mobilidade. Integram esta rede não só os operadores tradicionais mas também operadores virtuais - grandes empresas que gerem enormes portfolios de clientes como telcos ou empresas de energia. Através da entrada de novos players e do aumento da funcionalidade para utilizador final, que vê a oferta a sua disposição aumentar uma ordem de grandeza, a Mobiag espera contribuir para a adopção generalizada da mobilidade partilhada e assim melhorar a qualidade de vida de todos os que vivem na cidades.

Objetivo

Este projecto tem como objectivos que o aluno seja integrado no dia-a-dia da Mobiag, que aprenda sobre o que é trabalhar numa empresa que tem um produto SaaS que trabalha 24/7/365 com clientes em pelo menos 15 países com fusos horários bastante distintos.
O aluno tem como objectivos estudar a app móvel da Mobiag, as apps da concorrência, trabalhar em desenhos inovadores e novas formas mais simples e intuitivas de mostrar a informação aos nossos clientes, desenvolvendo protótipos, ecrãs, funcionalidades e guias de estilo daquilo que será a futura experiência de utilização dos clientes da Mobiag.
O objectivo final deste projecto é que seja feito um profundo redesenho da app móvel da Mobiag, de modo genérico a melhorar a experiência de utilização dos clientes que utilizam hoje em dia a nossa app.
Caso seja do interesse do aluno e da Mobiag, que esta cooperação se estenda após o final do período de estágio, ficando o aluno encarregue de continuar a evoluir o trabalho iniciado no âmbito do estágio do MDM.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1. Análise da aplicação móvel existente - 1 semana
2. Análise das apps da concorrência (drivenow, emov, etc) - 2 semanas
3. Efectuar estudo de UX/UI - 4 semanas
4. Desenho da nova customer journey - 2 semanas
5. Validação da proposta de customer journey - MOBIAG
6. Design dos protótipos - 4 semanas
7. Validação dos protótipos - MOBIAG
8. Relatório preliminar - 4 semanas

Plano de Trabalhos - Semestre 2

9. Desenvolvimento dos ecrãs (páginas e estilos) - 8 semanas
10. Integração de funcionalidades nos ecrãs - 6 semanas
11. Suporte aos testes internos de pré-produção - 4 semanas (80%)
12. Elaboração de um guia de estilos de UI da app - 4 semanas (20%) + 2 semanas (100%)
13. Elaboração do relatório final - 4 semanas

Condições

Remuneração: Igual ou superior ao valor de uma bolsa de mestrado FCT (745€/mês)

Observações

O candidato tem de ser elegível para estágios profissionais co-suportados pelo IEFP.

Orientador

Bernardo José Andrade Mendonça
bernardo.mendonca@mobiag.com 📩