Total Propostas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-19 09:58:17 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Interface Xamânica - gestos culturais para realidade mista

Local do Estágio

Universidade Aberta - Delegação Regional de Coimbra

Enquadramento

O paradigma "Interface Xamânica" preconiza que é possível recorrer à riqueza de significados presente nos gestos culturais e rituais de cada povo para a interação de utilizadores com as novas interfaces de realidade aumentada e mista.

Desta forma, em vez de levar os utilizadores a aprender uma nova linguagem gestual para interagir com estas realidades, tirar-se-ia partido dessa riqueza simbólica e de significados já presente nos próprios utilizadores pela sua vivência cultura. O objetivo é que a utilização das novas interfaces seja mais rica, profunda, diversificada e acessível, independentemente do grau de escolaridade ou formação dos utilizadores.

O [url=http://andabata.blogspot.pt/2014/03/the-anti-shamanic-interface-bringing.html]paradigma foi descrito através de artigos e vídeos[/url], e inclusivamente apresentado numa [url=https://www.youtube.com/watch?v=sDOWnyT3UEU]palestra do TEDx Viseu[/url].

Este paradigma está a ser desenvolvido na Universidade Aberta no contexto do Núcleo do laboratório associado INESC TEC.

Neste contexto, houve já duas dissertações de mestrado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto a desenvolver trabalho tecnológico.

Está a ser desenvolvida também mais tecnologia e casos de aplicação no contexto de um trabalho de doutoramento, em curso conjunto Universidade do Porto - Universidade do Minho - Universidade de Aveiro, que contou já com apoio de bolsa Fulbright para estadia prolongada de doutorando na Universidade do Montana e no colégio nativo americano Salish-Kootenai.

Objetivo

Pretende-se conceber uma visão do futuro da interação de base cultural e ritual através do paradigma de interface xamânica.
OU - se a tecnologia em desenvolvimento já o permitir aquando do início do estágio - conceber os casos de aplicação audiovisual e interativa para controlo e interação pelos utilizadores.

A visão do futuro deve idealizar e conceber casos de uso da interface xamânica, através de um processo iterativo de Design Science, apoiado em artefactos concretizadores dessa visão, como sejam vídeos (2D ou imersivos) ou demonstradores interativos. Estes artefactos devem ser baseados em cenários reais e gestos/rituais efetivos de grupos culturais distintos (ex.: portugueses urbanos vs. nativos americanos), que permita ao público em geral e investigadores, empresários, tecnólogos, jornalistas, etc. compreender o conceito e o seu potencial de impacte social e económico. (Por ex., inspirados nos trabalhos de [url=https://vimeo.com/chocobaby]Keiichi Matsuda[/url].) Cada iteração dos artefactos deve dar origem a sessões de reflexão/teste com grupos de utilizadores, identificar equívocos e novas linhas de reflexão, e originar nova versão dos artefactos. Este processo deve ser sustentado em referenciais teóricos nas áreas de interação pessoa-computador, com ênfase nas subáreas Cultural User Interfaces e Gestural Interfaces.

Na alternativa de desenvolver casos de aplicação (jogos, histórias interativas, manipulação de dados), pretende-se que os utilizadores que recorrem a gestos culturais para interagir o possam fazer num contexto visualmente rico e pleno de significado, existindo feedback audiovisual para os gestos, cenários que contextualizem as ações, animação da interação/histórias, etc.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1- Enquadramento teórico (2 semanas):
a) Definição do problema
b) Estudo dos conceitos-base
c) Metodologia

2 - Estado da arte (4 semanas):
a) interação pessoa-computador
b) interfaces somáticas ("naturais" e gestuais)
c) tecnologias de produção audiovisual imersiva

3 - Ambientação tecnológica e contextual (2 semanas):
a) seleção, teste e prática com tecnologias de produção audiovisual imersiva
b) levantamento do contexto de utilização

4 - Levantamento de requisitos e especificação (5 semanas)
a) Levantamento de requisitos comunicacionais e funcionais
b) Análise e especificação
c) Criação de storyboards com stakeholders

5 - Conclusão da escrita do relatório (1 semana)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

1 - Elaboração de componentes audiovisuais de base (2 semanas)

2 - Produção e validação de primeiras versões dos vídeos (ou casos de aplicação) (4 semanas)
a) produção
b) validação com stakeholders

4 - Correção e melhoria face aos resultados do ponto anterior (4 semanas)

5 - Testes com destinatários finais (2 semanas)

6 - Conclusão da escrita da dissertação (2 semanas)

Condições

Acesso às instalações da Universidade Aberta (delegação de Coimbra) e do INESC TEC (Porto).

Acesso a tecnologia de deteção de gestos, realidade virtual e aumentada.

Colaboração estreita com trabalhos de mestrado e doutoramento em curso sobre o mesmo paradigma.

Colaboração com investigadores internacionais (Salish Kootenai College, Montana, EUA).

Orientador

Leonel Morgado
Leonel.Morgado@uab.pt 📩