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DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-19 13:34:46 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Arte em Jogo (II)

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

Pergunta-se: poderão os videojogos, num cruzamento singular entre arte e jogo, ser objecto estético e lúdico em simultâneo? A maior parte das definições de arte são permeáveis à candidatura de objectos videolúdicos ao estatuto de arte. Não obstante, as chamadas teorias estéticas da arte, caracterizam o objecto artístico de uma forma que invalida tal candidatura. O filósofo Jerome Stolnitz, por exemplo, visou caracterizar o objeto artístico por via da experiência subjetiva do mesmo; enunciou assim a atitude virtuosa a ser empregue na contemplação do artefacto, que via como chave para a sua fruição: a ‘atitude estética’, por oposição à ‘atitude prática’. Podemos expandir Stolnitz e falar de ‘atitude lúdica’, quando a atenção e comportamento do sujeito se determinam em função do objectivo de um jogo - <>. Assim, poderá um objecto suscitar, em simultâneo, duas atitudes antitéticas como são a "estética" e a "lúdica"? Como pode um videojogo elicitar uma experiência estética?

Objetivo

- Comprovar empiricamente se existe ou não uma contradição intrínseca no seio do meio videolúdico, entre o "jogo" e a "arte".

- Caracterizar as qualidades divergentes entre a experiência estética e a experiência videolúdica no contexto de artefactos interactivos não-utilitários.

- Realização de experimentação com base em protótipos numa lógica de grupo de teste/controlo.

- Propor guidelines de design videolúdico para designers que procurem uma experiência estética.



Plano de Trabalhos - Semestre 1

M1-M3 - Revisão da Bibliografia, Estado da Arte e trabalho realizado anteriormente no âmbito deste tema.

M3-M4 - Análise de resultados de trabalhos anteriores. Verificação de hipóteses pre-existentes sobre a relação entre experiência estética e lúdica.

M4-M5 - Elaboração da proposta de dissertação, incluindo listagem de novas questões de estudo e planeamento de novos objectos videolúdicos a desenhar para testes futuros.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

M6-M7 - Desenho (ou adaptação de desenho existente) de um videojogo para estudo, com vista ao estudo de experiências estéticas elicitadas por objectos videolúdicos.

M8 - Realização da nova experiência. Colecção de dados e análise.

M9 - Escrita de um artigo científico reportando os resultados obtidos nas experiências.

M10 - Escrita da dissertação.

Condições

Trabalho decorrerá no laboratório de sistemas de informação, com acesso a monitor e desktop.

Observações

Para alunos com interesse em investigação na área de Interacção Humano Computador e Design de Jogos.

Pré-requisito: Realização de cadeiras de Design de Jogos e/ou Interacção Humano Computador. Pode ser necessária experiência em desenvolvimento com linguagens de alto nível (c#, java), ou em motores de jogo como o UNITY.

Todos os candidatos interessados devem primeiro contactar o orientador para se melhor inteirarem dos objectivos do projecto e verificar se o seu perfil e objectivos pessoais estarão alinhados com o mesmo.

Orientador

Rui Craveirinha
rui.craveirinha@gmail.com 📩