Total Propostas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-19 11:15:51 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Comunicação e design responsivo da plataforma “Aula Aberta”

Local do Estágio

Lisboa

Enquadramento

Com a iniciativa AULA ABERTA (aulaberta.uab.pt), a Universidade Aberta, universidade pública de ensino a distância, institui um espaço de partilha com a comunidade, disponibilizando em acesso aberto um conjunto de temas e de recursos, em especial em áreas que são trabalhadas em cursos formais oferecidos pela Universidade Aberta.
Através da AULA ABERTA possibilita-se a um público alargado um primeiro contacto, ou uma nova experiência, com o contexto da aprendizagem online.
As práticas de ensino na Universidade Aberta assentam num Modelo Pedagógico Virtual® próprio, marcado, entre outros aspetos, pela flexibilidade na gestão do processo de aprendizagem, podendo o participante na AULA ABERTA experienciar essa situação.
O participante na iniciativa AULA ABERTA vai encontrar percursos breves de aprendizagem que introduzem temas atuais e possibilitam momentos de partilha de ideias e de experiências, nomeadamente através das redes sociais associadas aos cursos. Pode navegar livremente entre os vários temas apresentados, explorar os recursos multimédia e participar nas atividades propostas.
Esses percursos estruturam-se como espaços de aprendizagem abertos. Alguns integram-se no formato MOOC (Massive Open Online Course), podendo-se nestes casos vir a obter um comprovativo de participação.
A Universidade Aberta dá assim mais um passo importante no seu envolvimento sólido com as perspetivas da educação aberta, na medida em que neste momento se destaca já no panorama das instituições de Ensino Superior em Portugal por disponibilizar em acesso aberto o maior repositório de recursos educacionais multimédia.
A iniciativa AULA ABERTA contribui para consolidar a missão da UAb e o seu papel no contexto da educação a distância, prosseguindo a sua vocação para ampliar o acesso ao conhecimento, à cultura, às artes, à ciência e à tecnologia, criando oportunidades educativas para mais pessoas, em qualquer lugar do mundo.

Funcionamento dos cursos na AULA ABERTA:
A estrutura de cada curso é semelhante, organizando-se em torno de temas, cada um com a duração de uma semana.
São disponibilizados recursos para reflexão e diálogo. A interação entre os participantes pode decorrer apenas dentro de cada curso, nos espaços de fórum criados para esse efeito, ou expandir-se para as redes externas acessíveis no menu superior do espaço AULA ABERTA.
Assim, nos cursos, os participantes podem ser convidados a partilhar mensagens curtas ou a construir um blogue. Nestes casos, deve usar as hashtags indicadas, de maneira a permitir indexar todas as intervenções associadas a um determinado curso.

Objetivo

Pretende-se neste estágio desenvolver uma estratégia de comunicação e uma nova identidade gráfica para o portal da iniciativa Aula Aberta, visualmente arrojada e muito atraente, para que potenciais candidatos a estudantes possam experimentar de forma fluida e motivadora o modelo de ensino online da UAb, em pequenos cursos sobre matérias apelativas.
O1: definir uma estratégia de comunicação para a iniciativa Aula Aberta que permita uma divulgação ampla do que é a UAb e como funciona a toda a comunidade de falantes de Português;
O2: desenvolver um layout gráfico da plataforma, de acordo com princípios “mobile first” e “responsive design”;
O3: implementar o tema gráfico nas plataformas de suporte (Moodle e Elgg);
O4: assegurar níveis mínimos de usabilidade e acessibilidade da interface da plataforma através do tema implementado.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Fase 1 - Análise da iniciativa “Aula Aberta” e conhecimento dos seus objetivos
Fase 2 - Pesquisa e comparação de iniciativas similares noutras instituições
Fase 3 - Estudo dos fluxos de informação e navegação na “Aula Aberta”
Fase 4 - Esboço de uma estratégia de comunicação adequada
Fase 5 - Estudo dos mecanismos para desenvolvimento de temas gráficos nas plataformas da Aula Aberta

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Fase 1 - Consolidação e definição da estratégia e plano de comunicação
Fase 2 - Elaboração de um design original da plataforma “Aula Aberta”, consistente com a estratégia de comunicação – 3 semanas
Fase 3 - Desenvolvimento do tema gráfico correspondente, em HTML5/CSS, para as plataformas de suporte -
Fase 4 - Testes e avaliação da solução, com especial preocupação por assegurar níveis mínimos de usabilidade e acessibilidade
Fase 5 - Escrita do relatório de estágio
Fase 6 - Escrita de um artigo científico

Condições

- Posto de trabalho (secretária + PC) nas instalações da Universidade Aberta
- Acesso aos softwares de design e ambientes de desenvolvimento em uso na Universidade
- Remuneração do 2º semestre equiparada à de bolseiro licenciado, segundo tabelas de referência atuais da FCT

Orientador

Vitor Jorge Ramos Rocio
vitor.rocio@uab.pt 📩