Propostas Atribuidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-11-30 10:07:22 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Estudo exploratório das propriedades de identidades visuais dinâmicas

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

Identidades visuais dinâmicas (IVDs) são identidades em que um ou mais elementos do sistema visual são mutáveis, produzindo múltiplas variações. Recentemente tem existido um aumento do interesse por este tipo de identidades, verificado não só na sua quantidade crescente mas também na investigação feita na área.


Este estágio tem como base um projecto de investigação que decorre actualmente no laboratório Computational Design and Visualization (CDV Lab. / CMS / CISUC), no qual um modelo de análise de IVDs está a ser desenvolvido. Um dos objectivos do modelo é o seu uso como guia no desenvolvimento de novas identidades. Os mecanismos de variação que tornam um sistema de identidade dinâmico são muitas vezes usados para atingir características específicas requeridas pelo cliente — por exemplo a possibilidade de o utilizador ter um papel activo na identidade (carácter participativo). Com este estágio, pretende-se dar continuação ao trabalho que permitiu identificar estas características. O objectivo principal do estágio consiste em estudar o papel dos mecanismos de variação para atingir essas características, respondendo às necessidades do cliente.

Objetivo

O principal objectivo desta dissertação é explorar a relação entre a variação de elementos de um sistema de identidade (e.g. variação de cor) e as características/propriedades atingidas (e.g. carácter informativo).
Recolha de um conjunto de identidades visuais dinâmicas que manifestem as características/propriedades selecionadas.
Exploração de mecanismos de variação visual, através do desenvolvimento de propostas de sistemas de identidade, que permitam atingir estas características.
Pretende-se com esta dissertação que o aluno ponha em prática conhecimentos desenvolvidos no contexto do Mestrado em Design e Multimédia, mais especificamente, em tarefas relacionadas com (i) identificação de necessidades concretas do cliente, (ii) proposta de soluções para as mesmas e (iii) implementação das mesmas, resultando em propostas de identidades visuais dinâmicas.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1 - Revisão de bibliografia;
2 - Investigação sobre técnicas de variação gráfica em identidades visuais, características possíveis de atingir, e relação entre as duas;
3 - Escolha das características a estudar;
4 - Recolha e análise de identidades visuais dinâmicas que permitam atingir as características escolhidas;
5 - Preparação do estado de arte;
6 - Elaboração da proposta de tese.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

1 - Estudo exploratório de técnicas de variação visual que permitam atribuir determinadas características a sistemas de identidade;
2 - Definição de enunciados para casos de estudo, com base em necessidades concretas de clientes (e.g. permitir ao utilizador participar na identidade);
3 - Desenvolvimento de propostas de identidade visual que respondam aos enunciados definidos, atingindo o carácter requerido (e.g. carácter participativo);
4 - Análise e discussão dos resultados experimentais;
5 - Escrita da dissertação.

Condições

O trabalho será desenvolvido num laboratório de investigação do grupo CMS do CISUC, onde haverá um acompanhamento regular por parte dos orientadores.

Orientador

João Miguel Andrade Proença da Cunha / Tiago Filipe dos Santos Martins
jmacunha@dei.uc.pt 📩