Auto Propostas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-11-27 05:33:05 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Do esqueleto à forma: explorações algorítmicas na criação de glifos

Local do Estágio

DEI–FCTUC

Enquadramento

Os processos procedimentais e generativos têm vindo a ser explorados em contextos relacionados com o Design Gráfico. Através destes processos, o designer pode automatizar tarefas e inserir aleatoriedade e serendipidade nos artefactos produzidos. O recente desenvolvimento de ambientes simplificados de programação, tais com o Processing, tornou a implementação destes processos mais acessível e aumentou o interesse por estas técnicas. Desta forma, começaram a ser exploradas abordagens algorítmicas, anteriormente insustentáveis e/ou impensáveis no contexto comercial de Design Gráfico (e.g. identidades visuais dinâmicas ou tipografia generativa). Neste trabalho, será explorado o uso destes processos na criação de glifos/letterforms, tendo como ponto de partida um conjunto de esqueletos tipográficos.

Objetivo

Conceptualização e desenvolvimento de um sistema algorítmico para a criação de glifos/letterforms a partir de esqueletos de letras (conjuntos de linhas). Numa primeira fase será realizada uma investigação sobre (i) o desenho algorítmico de glifos e (ii) técnicas de desenho para dar forma a linhas, e.g. desenho caligráfico. Mais tarde será desenvolvido o referido sistema. O sistema deverá permitir a criação de glifos com diversas linguagens e estilos visuais a partir do mesmo esqueleto. A arquitectura do sistema deverá ser flexível e escalável. Desta forma, o sistema poderá ter como input um conjunto de sequências de pontos e o estilo visual pretendido; e como output glifos que podem ser utilizados em diferentes aplicações, e. g., logotipos, texto, ou letterings animados. O sistema desenvolvido será testado com um conjunto de diferentes esqueletos que serão previamente desenhados e fornecidos ao aluno. Desta forma, a tarefa de desenho dos esqueletos não será parte deste trabalho.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Fase 1 - Revisão bibliográfica e investigação do estado da arte no que se refere a (i) tipografia experimental e (ii) geração computacional de glifos;
Fase 2 - Definição das técnicas e mecanismos a usar e/ou desenvolver;
Fase 3 - Preparação da proposta de tese;

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Fase 4 - Desenvolvimento do sistema;
Fase 5 - Experimentação e aplicação do sistema desenvolvido em diferentes cenários;
Fase 6 - Escrita da Dissertação;
Fase 7 - Escrita e publicação de um artigo em conferência.

Condições

O trabalho será desenvolvido no laboratório de investigação Computational Design and Visualization (CDV Lab.) do grupo CMS do CISUC, onde haverá um acompanhamento regular por parte dos orientadores.

Orientador

Tiago Filipe dos Santos Martins / Sérgio Miguel Martins Rebelo
tiagofm@dei.uc.pt 📩