Titulo Estágio
Plataforma interactiva para a co-composição de poesia ou letras de música
Local do Estágio
DEI-FCTUC
Enquadramento
A Criatividade Computacional visa modelar, simular ou replicar criatividade utilizando um computador para atingir um dos seguintes fins: (a) desenvolver programas capazes de capacidade ao nível humano; (b) compreender melhor a criatividade humana e descrever os comportamentos criativos através de algoritmos; (c) desenvolver programas capazes de potenciar a criatividade humana.
Enquanto que, no ponto (a), os sistemas desenvolvidos produzem artefactos criativos de forma autónoma, o ponto (c) está relacionado com a co-criatividade, neste caso entre um ser humano e um programa de computador que o auxilia no processo criativo.
O PoeTryMe (http://poetryme.dei.uc.pt) é um sistema desenvolvido no grupo CMS do CISUC que gera poesia de acordo com vários parâmetros, incluindo um conjunto inicial de palavras e uma forma poética. Apesar de funcionar de forma autónoma, é frequente gerar poemas a que falta um pequeno “ajuste” para atingir uma qualidade superior.
Objetivo
Pretende-se desenvolver uma plataforma de apoio à composição de poesia ou letras de música que tire partido das potencialidades do PoeTryMe, mas permita a intervenção humana no processo, para moldar o resultado ao desejo do utilizador.
A interação será feita através de um browser, e a plataforma deverá ser desenvolvida com recurso a HTML, CSS e JavaScript. A comunicação com o PoeTryMe será feita através da sua API.
O utilizador introduzirá as palavras iniciais e a estrutura do poema a criar (linhas, estrofes, tamanho linhas, posição rimas) ou o ritmo de uma música suportada, e o PoeTryMe poderá gerar um primeiro rascunho.
Quando funciona de forma autónoma, o PoeTryMe gera uma grande quantidade de texto coerente mas, dado as restrições da forma poética, utiliza apenas uma pequena parte no poema final. Tirando partido da capacidade de geração do PoeTryMe e do seu conhecimento sobre as palavras (métrica, rimas, relações, sentimento), a intervenção humana permitirá controlar a quantidade de texto gerado e aproveitá-lo melhor.
Deverão ser considerados aspectos de interactividade, como a forma de: aceitar um poema completo ou apenas alguns versos, trocar a ordem de versos, ou palavras, por outras com o mesmo sentido, relacionadas, com o mesmo número de sílabas, ou com determinada terminação, tudo isto de uma forma intuitiva.
Do trabalho poderá resultar a sugestão de novas funcionalidades para o PoeTryMe, mas a sua programação está fora do âmbito deste trabalho.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
- Familiarização com a utilização do PoeTryMe e sua API
- Levantamento de plataformas semelhantes exemplos inspiradores
- Análise de requisitos da plataforma
- Definição do funcionamento e protótipo de baixa fidelidade
- Elaboração da proposta de dissertação
Plano de Trabalhos - Semestre 2
- Implementação do protótipo
- Realização de testes de usabilidade e outros
- Elaboração da dissertação
Condições
O local de trabalho será o laboratório de investigação do grupo CMS do CISUC onde haverá um acompanhamento regular por parte do orientador.
Orientador
Hugo Gonçalo Oliveira
hroliv@dei.uc.pt 📩