Auto Propostas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-11-24 10:05:11 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Aplicação lúdica para desenvolvimento da lógica e programação com crianças

Local do Estágio

CISUC

Enquadramento

Os jovens são o público-alvo de muitas aplicações de aprendizagem, levando-os a adquirir conhecimento de maneira divertida e autónoma. Aplicações ligadas à aprendizagem da lógica e programação já existem no mercado, embora a maioria em língua Inglesa. Na versão portuguesa existe uma aplicação, Scratch, que permite a aprendizagem através de blocos de código pré-feitos que resultam em acções do personagem Scratch. Esta é uma forma divertida e mais simples de introduzir os jovens na programação, mas ainda assim pode ser confusa, o que pode levar a desmotivação e perda de interesse na utilização da mesma. Necessita pois de ser complementada com um roteiro ou proposta que guia as actividades.

Objetivo

Concepção e desenvolvimento de uma aplicação para tablet Android que estimule o gosto pela componente lógica em crianças e jovens, aumentando e facilitando o raciocínio lógico e ajudando na aprendizagem da matemática e programação. A aplicação deverá ser composta por vários desafios progressivos, proporcionando um maior interesse e desafio.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Fase 1 - Revisão de bibliografia, referências.
Fase 2 - Establecer protocolo de metas e etapas.
Fase 3 - Estudo e análise das solução tecnológicas e práticas. Fase 4 - Elaboração da proposta de dissertação.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Fase 5 - Desenvolvimento e ensaios de protótipo.
Fase 6 - Testes de usabilidade e jogabilidade.
Fase 7 - Escrita da Dissertação.

Condições

Estágio a realizar em laboratório do CISUC.

Observações

Autoproposta.

Orientador

Licínio Gomes Roque
lir@dei.uc.pt 📩