Titulo Estágio
Aplicação lúdica para desenvolvimento da lógica e programação com crianças
Local do Estágio
CISUC
Enquadramento
Os jovens são o público-alvo de muitas aplicações de aprendizagem, levando-os a adquirir conhecimento de maneira divertida e autónoma. Aplicações ligadas à aprendizagem da lógica e programação já existem no mercado, embora a maioria em língua Inglesa. Na versão portuguesa existe uma aplicação, Scratch, que permite a aprendizagem através de blocos de código pré-feitos que resultam em acções do personagem Scratch. Esta é uma forma divertida e mais simples de introduzir os jovens na programação, mas ainda assim pode ser confusa, o que pode levar a desmotivação e perda de interesse na utilização da mesma. Necessita pois de ser complementada com um roteiro ou proposta que guia as actividades.
Objetivo
Concepção e desenvolvimento de uma aplicação para tablet Android que estimule o gosto pela componente lógica em crianças e jovens, aumentando e facilitando o raciocínio lógico e ajudando na aprendizagem da matemática e programação. A aplicação deverá ser composta por vários desafios progressivos, proporcionando um maior interesse e desafio.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Fase 1 - Revisão de bibliografia, referências.
Fase 2 - Establecer protocolo de metas e etapas.
Fase 3 - Estudo e análise das solução tecnológicas e práticas. Fase 4 - Elaboração da proposta de dissertação.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Fase 5 - Desenvolvimento e ensaios de protótipo.
Fase 6 - Testes de usabilidade e jogabilidade.
Fase 7 - Escrita da Dissertação.
Condições
Estágio a realizar em laboratório do CISUC.
Observações
Autoproposta.
Orientador
Licínio Gomes Roque
lir@dei.uc.pt 📩