Titulo Estágio
Criação de Uma Nova Identidade Visual Para a Cidade de Coimbra.
Local do Estágio
DEI-FCTUC
Enquadramento
Hoje em dia cada vez mais urbes competem entre si por protagonismo dentro da esfera relativa ao sectores económico, social ou cultural. Ao longo dos últimos anos houve um aumento da necessidade de criação de uma identidade visual caracterizante destas de maneira a conseguirem assim obter uma notoriedade e distinção face às restantes cidades. Um exemplo nacional deste tipo de iniciativa foi o da cidade do Porto. Este tipo de projeto implica não só a construção de uma identidade forte e robusta adaptável a todo o tipo de materiais de promoção, quer da cidade em si quer a uma futura adaptação a eventos que eventualmente decorram dentro do espaço geográfico delimitado por esta, como adaptáveis ao espaço tecnológico tendo em conta a sua divulgação via Internet através de website e difusão nas redes sociais.
Objetivo
Através de uma pesquisa e levantamento de informação junto da população local relativamente ao que esta reconhece como característico e identificador da cidade, deve ser desenvolvida uma identidade mutável e dinâmica que consiga exprimir tanto o lado clássico e repleto de tradição como o jovem e progressivo de Coimbra.
A entidade desenvolvida deve funcionar tanto em termos materiais de toda a escala, desde o comum envelope constitucional à complementaridade gráfica em eventos locais, como, ao mesmo tempo, constituir uma imagem versátil e adaptável à sua complementaridade informativa e promocional via web.
Dentro deste âmbito, deverão ser desenvolvidos, para além dos protótipos de materiais de promoção já referidos acima, conteúdos multimédia através de motion graphics como meio de promoção e demonstração da marca em suportes multimédia.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Fase 1 - Estado da Arte - investigação acerca de city branding.
Fase 2 - Estado da Arte relativo a city branding dentro de Portugal começando uma pesquisa mais detalhada para uma ou mais cidades.
Fase 3 - Estudo acerca das possíveis aplicações de identidade.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Fase 4 - Pesquisa e desenvolvimento tendo como foco a cidade escolhida. Proposta de várias ideias visuais alternativas.
Fase 5 - Testes e desenvolvimento mais detalhados. Criação de aplicações para a marca, tendo especial atenção a aplicações online, multimédia e arquitetónicas.
Fase 6 - Escrita da dissertação.
Condições
-
Orientador
Paul David Hardman
phardman@dei.uc.pt 📩