Propostas com aluno atribuído

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-11-24 13:13:06 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

A Generative Game Design Case Study

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

No contexto do desenvolvimento de jogos digitais coloca-se com frequência a necessidade de produzir grandes quantidades de materiais audio-visuais. A satisfação da crescente necessidade de conteúdos com originalidade e qualidade para sustentar uma interacção continuada e a longevidade da relação do jogador com o jogo. A criação manual destes conteúdos (modelos e suas representações, composições visuais e sonoras, cenários de jogo, etc) é difícil e onerosa, sendo desejável encontrar soluções de natureza generativa e avaliativa automatizadas.

Objetivo

O objectivo deste estágio é a criação de um jogo multiplataforma original. A criação deste jogo constituirá uma oportunidade para conceber e ensaiar técnicas de geração automática de conteúdos (PCG) especificamente dirigidas ao cenário de jogo em concreto, bem como de uma concepção generativa do próprio modelo do jogo, que apelidaremos de Generative Game Design.
A criação do conceito de jogo poderá ser inspirado em exemplos com um leque de regras simples, que permitam ser jogados em várias plataformas. Pretende-se que estes não dependam de dispositivos de controlo específicos, e que permitam estudar a recombinação de elementos como forma de originar novidade na experiência de jogo.
Concepção e desenvolvimento de um jogo original (multiplataforma) baseado num sistema de Generative Game Design:
a) estudo do estado da arte em geração dinâmica de conteúdos em jogos, e em outros âmbitos de design aplicáveis; Estudo das tecnologias de desenvolvimento aplicáveis, em particular para plataformas móveis/touch;
b) design e construção de um protótipo para ensaio do conceito;
c) avaliação da experiência de jogo (usability & playfulness);

Plano de Trabalhos - Semestre 1

A1. (M1-M3) State of the art research - research and document the relevant SoA, publications and software review, for the study of the problem at hand; Detailed characterisation of the problem to be solved stating specific goals and requirements;
A2. (M3 - M4) Design Proposal - Conceiving of a design proposal for the specific context, including game design, visual identity, interaction models and user interface draft; Mapping of assumptions and milestones for the rest of the project;
A3. (M1-M4) Paper - production of a synthesis of state of the art and conceptual design proposal for a research paper;

Plano de Trabalhos - Semestre 2

A4. (M5 - M9) Prototyping - implementation of a proof-of-concept prototype, tuning and corrections based on evaluation results;
A5. (M9) Evaluation - definition of evaluation criteria and method; performing evaluations and analysis of results;
A6. (M10 - M11) Dissertation - Dissertation with reflection on process and knowledge production

Condições

na

Observações

na

Orientador

Licínio Gomes Roque
lir@dei.uc.pt 📩