Propostas com aluno atribuído

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-11-24 12:18:21 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Plataforma de Interação e Comunicação para o Cuidado Oncológico

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

Está em fase de desenvolvimento uma aplicação Web para interação e comunicação entre mulheres e profissionais de saúde, no âmbito da oncologia. Esta aplicação insere-se no contexto de uma forma inovadora de abordar os cuidados de saúde, que centra e delega parte da responsabilidade nas pessoas que recebem os cuidados. Para que isto seja possível, tem de existir um meio de comunicação extremamente usável e eficaz entre a equipa de cuidados e as utentes.
A aplicação tem como objetivo fortalecer a mulher no auto-cuidado enquanto se encontra em casa, entre tratamentos oncológicos. Para tal, permite às mulheres chegar à equipa de cuidados mesmo a partir de casa, quando seja necessária a opinião de um perito. Considera-se, nesta fase, a comunicação de sintomas e problemas na sequência de tratamentos, e os atores são apenas os enfermeiros e as mulheres que estão a receber tratamento em regime ambulatório.

Objetivo

Este estágio tem dois objetivos fundamentais:
- Design gráfico, com vista a construir a componente visual da aplicação Web de acordo com os melhores princípios, tendo como ponto de partida um protótipo funcional existente.
- Integração de todos os componentes desenhados na aplicação Web e, caso se verifique ser necessário, novo design de interação para garantir a usabilidade.
O protótipo existente foi construído como prova de conceito, e foi recentemente usado por mulheres a receber tratamento em regime ambulatório. Esses testes foram gravados por forma a obter uma primeira avaliação da aplicação do ponto de vista funcional. Terminada essa fase, é agora necessário aplicar os melhores princípios do design para construir a parte visual da aplicação.
Desta forma, para além da aplicação em si, estão disponíveis as gravações que permitirão determinar qual o melhor rumo a seguir no que toca ao design. Este estágio oferece liberdade criativa nessa matéria, podendo o protótipo existente ser descartado no que toca ao design.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

- Estudo do estado da arte e do protótipo funcional (mês 1).
A primeira fase consistirá em tomar contacto com o protótipo existente, incluindo as gravações efetuadas durante os testes, e com outras aplicações do mesmo domínio.
- Design da componente gráfica (meses 2 a 4).
Esta tarefa consiste no design gráfico dos diversos componentes que sejam necessários para garantir a usabilidade, eficácia, e a experiência das utilizadoras.
- Primeira fase de integração do design na aplicação (meses 2 a 4).
O protótipo existente poderá ser melhorado na componente visual, numa primeira abordagem, sendo que mais à frente se procurará igualmente melhorar a componente de interação.
- Escrita do relatório intermédio (mês 5).
Deve-se apresentar as tarefas efetuadas durante o primeiro semestre e descrever o trabalho a realizar no segundo semestre, escrevendo para esse efeito um relatório intermédio e preparando uma apresentação pública para discussão.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Design de interação (meses 6 e 7).
Nesta tarefa pretende-se avaliar a usabilidade do protótipo existente e reformular o design de interação com a aplicação Web.
- Finalização do design (meses 8 e 9).
Esta tarefa consiste na avaliação dos mecanismos desenvolvidos para aumentar a robustez de aplicações cloud. Para tal, far-se-á uso das ferramentas de avaliação analisadas e integradas durante o primeiro semestre. Pretende-se determinar o aumento de proteção fornecido pelos mecanismos desenvolvidos durante os meses 6 e 7.
- Escrita do relatório final (mês 10).
Deve-se apresentar todo o trabalho levado a cabo no decorrer do estágio. Para tal, deverá escrever uma tese descrevendo o trabalho, bem como preparar a sua apresentação e discussão pública.

Condições

O trabalho irá ser realizado no Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra e será facultado o acesso a equipamento informático bem como aos laboratórios do DEI.

Observações

A aplicação tem vindo a ser desenvolvida em cooperação entre a Universidade de Coimbra e a Universidade de Gotemburgo, na Suécia, com o apoio do hospital Sahlgrenska, igualmente na Suécia.

Orientador

Raul Barbosa
rbarbosa@dei.uc.pt 📩