Propostas com aluno atribuído

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-11-21 20:29:27 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Modelação 3D de ambientes e personagens para o estudo da imitação no autismo

Local do Estágio

IBILI - Institute for Biomedical Imaging and Life Sciences

Enquadramento

As Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) são caracterizadas por défices de interação social, défices de comunicação e comportamentos repetitivos e estereotipados. Não existe atualmente cura para o Autismo, o que faz com que intervenções para a reabilitação de competências sociais nesta população tenham um relevo cada vez maior. A realidade virtual permite a simulação de ambientes naturalistas do dia-a-dia dos utilizadores, estabelecendo oportunidades de aprendizagem de competências de um forma segura e controlada.
A criação de ambientes e conteúdos desempenha um papel crucial no sucesso destas aplicações.
No IBILI dispomos de um laboratório de realidade virtual com sistemas de projecção 3D integrados com sistemas de captura de movimentos, capacetes de realidade virtual, frameworks de desenvolvimento 3D com colecções de avatares e animais, entre outros. Podemos proporcionar, desta forma, todas as condições para um trabalho sólido e com contacto com tecnologia de ponta.

Objetivo

Um dos défices reportados no autismo é a capacidade de imitação. Este estágio tem o objetivo de estudar se a interação em processo de imitação varia com o realismo do personagem a imitar. Os trabalhos do estagiário passam pela definição, modelação e animação de personagens de diferente nível de realismo (robots, pernonagens animados, pessoas realistas) para o estudo da imitação no autismo. Adicionalmente deverá modelar diferentes ambientes que funcionem como cenários para a sua realização. O objetivo principal é fazer a captura de movimentos do participante e mapeá-los nos personagens em tempo real (as tecnologias necessárias para este estudo estão disponíveis no IBILI e foram já testadas em modo de protótipo).
A fase de definição implica pesquisa bibliográfica, levantamento de requisitos e planeamento do desenvolvimento dos diferentes ambientes.
A fase de testes será aplicada a um grupo de participantes com autismo e a um grupo controlo, de forma a avaliar as diferenças na interação entre personagens e entre grupos.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

01-Set a 15-Nov:
- Pesquisa sobre o estado da arte;
- Definição das tecnologias a usar;
- Ambientação com o projeto, equipa e tecnologias a usar.
16-Nov a 31-Des:
- Levantamento de requisitos para os personagens e ambientes;
- Definição dos personagens e ambientes.
01-Jan a 15-Fev:
- Protótipo funcional com mapeamento dos movimentos num personagem e num ambiente.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

16-Fev a 31-Mar:
- Implementação iterativa dos personagens e ambientes.
1-Abr a 31-Mai:
- Teste com grupo de autismo e grupo de controlo. Análise dos resultados.
01-Jun a 31-Jun:
- Escrita do relatório de estágio.

Condições

Ao estagiário será dado acesso à tecnologia necessária para desempenhar o plano de trabalhos;
Contacto com uma equipa jovem e multidisciplinar que fornecerá um apoio contínuo ao longo do estágio: engenheiros informáticos, psicólogos, engenheiros biomédicos e terapeutas da APPDA.

Observações

Sem observações.

Orientador

Marco António Machado Simões
msimoes@dei.uc.pt 📩