Titulo Estágio
Expansão de sistema de monitorização remota de pacientes
Local do Estágio
Instituto Pedro Nunes (Coimbra)
Enquadramento
O Instituto Pedro Nunes (IPN) é uma instituição privada, sem fins lucrativos, dedicada à promoção da inovação e à transferência de tecnologia, estabelecendo a ponte entre o meio científico-tecnológico e o tecido empresarial. O Laboratório de Informática e Sistemas do IPN (IPNlis) desenvolve a sua atividade em duas áreas principais: Projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) cofinanciados, em domínios diversos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), como inteligência artificial, cibersegurança e comunicações; Projetos de I&D promovidos por clientes empresariais, sob a forma de prestações de serviços, com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas à medida de necessidades específicas. No âmbito destes serviços, o IPNlis está a iniciar um novo projeto na área da saúde, cujo objetivo é expandir o alcance de um sistema de monitorização remota de pacientes. Esta expansão será feita através da integração de diversos sistemas e dispositivos, bem como da incorporação de novas funcionalidades a eles associadas.
Objetivo
•Aquisição de conhecimentos sobre o processo de desenvolvimento de software;
•Aquisição de conhecimentos sobre as tecnologias a usar no projeto;
•Definir os requisitos e a arquitetura do sistema;
•Implementar o sistema (desenvolvimento, teste e instalação).
Plano de Trabalhos - Semestre 1
T1. Aprendizagem e análise do estado da arte - compreensão do problema, análise de soluções, boas práticas e as tecnologias a usar no projeto;
T2. Levantamento de requisitos – esta tarefa consiste no levantamento de requisitos dos módulos a desenvolver;
T3. Desenho – desenho de arquitetura da solução a implementar;
Plano de Trabalhos - Semestre 2
T4. Implementação – fase de desenvolvimento onde serão implementados os requisitos e funcionalidades determinadas em T2;
T5. Testes e Deploy – fase em que será testada a robustez da aplicação desenvolvida. Serão feitas as correções aos bugs que forem detetados.
Condições
O estagiário será inserido no contexto de uma equipa multidisciplinar, maioritariamente constituída por elementos de engenharia informática, mas também designer, gestores, etc.
Pagamento de 750 euros mensais(inclui subsídio de alimentação) + seguro obrigatório.
Orientador
Carlos João Bento da Costa Madeira Lopes
clopes@ipn.pt 📩