Titulo Estágio
MES - Mesprod - Controlo de Produção Industrial
Local do Estágio
Estrada de Coselhas, Lt 15/15 R/C Esquerdo - Coimbra
Enquadramento
Mee-it, Lda desenvolveu uma solução de controlo de produção, nomeadamente o Mesprod – sistema de controlo de produção para as industrias transformadoras.
Com isto pretende-se evoluir o sistema para novas tecnologias/desenvolvimento de novos interfaces que possibilitem uma melhor performance do sistema, nomeadamente na comunicação de informação entre os dispositivos de recolha de dados e o sistema central, possibilitando uma análise ainda mais objectiva do que o sistema tem sua génese – Controlo e análise de produção.
Ao envolver estagiários , como força de evolução do sistema, é-lhe atribuído tarefas de desenvolvimento de webservices, protocolos de comunicação assim como análise de dados a serem transformados.
Desde o planeamento de produção até há produção efectiva, o mesmo será envolvido por forma a dinamizar esta evolução, sendo desenvolvidas novas ferramentas de recolha e análises de dados.
Será potencializado os indicadores OEE (Overall Equipment Effectivences) que já se encontram desenvolvidos, mas que permitam uma maior abrangência, não sendo apenas aos equipamentos, mas sim aos recursos humanos/outros meios que façam parte ou englobem a produção no seu todo.
Objetivo
Desenvolvimento de Planeamento industrial onde contenha todos os meios envolvidos na produção de um produto e que são características nas industrias transformadoras.
Melhor enquandramento do MRP (Material Resource Planning) que é parte do sistema, onde serão desenvolvidas novas ferramentas de apoio ao utilizador aquando do desenvolvimento do modelo de produto por forma a viabilizar todas as necessidades da empresa para desenvolver o produto, tudo isto será factor importante para o desenvolvimento do planeamento industrial (recursos necessários, tempos utilizados e custos previstos).
Desenvolvimento de novos meios de recolha de dados no pontos de controlo de chão de fábrica, quer sejam por terminais de recolha, sensores ou até pontos de comunicação entre as máquinas e o sistema, permitindo atribuir tarefas/acções a desenvolver, assim como obter informação em tempo real de produção.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Na primeira fase deverão ser desenvolvidas ferramentas para evoluir o planeamento industrial, integrar os dados efectivos do MRP com o planeamento de produção, possibilitando analisar todo o grau de ocupação em termos de produção estimado face ás encomendas recebidas, prazos de entrega de todos os recursos existente numa organização (sejam equipamentos/máquinas, recursos humanos assim como matérias primas).
Ainda neste ponto poder-se-á analisar todos os custos previstos para a produção dos mesmos, imputando outros factores que condicionem a produção.
Ainda nesta fase deverão ser desenvolvidas novas ferramentas que possibilitem uma melhor recolha de dados, sejam por controlo manual no chão de fábrica, sensores nas linhas de produção e comunicação directa com as máquinas de produção.
Estas ferramentas deverão ter presentes, todas as condicionantes que um ambiente de chão de fábrica possa ter, e que possam obstruir essas mesmas comunicações.
Isso passará por utilização de novas tecnologias de rede, novos protocolos de comunicação ou até mesmo desenvolvimento de webservices mais eficientes.
Nesta fase, possibilitar ao sistema verificar em tempo real, o grau de comunicação entre os dispositivos, onde permitirá aos supervisores de linhas de produção todo o grau de produção, comunicação e ainda viabilizar actualizações de planeamento de produção (análise de previsão/realidade).
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Nesta fase será dedicada ao Data Mining, que possibiltará ao indicadores (OEE), apresentar resultados de performance de produção, rentabilidade dos recursos da organização, evolução produtiva da empresa.
Esses resultados obtidos permitirão aos gestores de produção, uma análise muito mais eficiente das medidas a tomar/considerar para a evolução da empresa.
Neste âmbito deverão ainda ser desenvolvidas, novas tecnologias que permita ainda fora da organização acesso aos dados (meios móveis), possibilitando em tempo real obtenção de informação do grau de produção/ponto situação interna produtiva.
O planeamento industrial deverá ter uma visibilidade mais amigável para o utilizador onde deverá ser potencializado para utilização de gráficos de gantt, possibilitando ainda obtenção de rentabilidades produtivas mas também em termos financeiros.
Condições
Será disponibilizado portatil, caso seja necessário.
Orientador
Tiago Filipe Mortinho Jesus
tiago@mee-it.pt 📩