Titulo Estágio
DES - Implementação de novas funcionalidades de Plataforma de Testes Automáticos
Local do Estágio
O estágio será executado nas instalações da empresa Critical Software, em Coimbra. Um regime de trabalho híbrido com 2-3 dias por semana presencial será aceite.
Enquadramento
A Critical Software, S.A. possui atualmente um conjunto de competências que coloca ao dispor dos seus Clientes para a resolução de problemas concretos. Uma dessas competências é na área de integração de soluções para o mercado financeiro. Neste caso em concreto, a Critical está a desenvolver uma solução baseada em serviços que visa a integração com um novo meio de pagamento.
Esta solução é composta por vários módulos, sendo crítico que qualquer atualização seja validada de forma automática. Para garantir que todo o sistema é continuamente validado, está a ser concebida uma plataforma de testes automáticos. No âmbito desta solução, mais especificamente desta proposta e para o módulo a identificar como âmbito deste estágio, é pretendido o desenvolvimento de novas funcionalidades assentes nesta plataforma.
Objetivo
O estágio está integrado no âmbito da implementação desta plataforma e tem como objetivo a integração do estagiário neste projeto, acompanhando-o em todas as fases do ciclo de desenvolvimento de software, desde a análise de requisitos até aos testes.
As principais atividades a endereçar são:
• Análise do estado da arte. Investigar quais as melhores práticas nesta matéria e analisar face ao panorama atual os potenciais caminhos a seguir.
• Especificação e conceção de funcionalidades a desenvolver. A especificação e análise funcional serão feitas com base em análise de requisitos efetuados com suporte de elementos da Critical Software;
• Codificação das funcionalidades especificadas. A codificação será acompanhada de atividades de verificação (p. ex. inspeções de código) a serem realizadas em conjunto com outros elementos da Critical Software, bem como de testes realizados pelo estagiário;
• Especificação e implementação da estratégia de testes. Testes de conformidade.
• Produção do relatório de estágio.
As tecnologias a usar são:
• Java17, JPA, Javascript, JSON, Soap and REST;
• Spring Boot, RedHat OpenShift, Hazelcast
• Liquibase, Oracle database, SQL
• Atlassian Jira, Atlassian Confluence, GitHub
• Maven, Splunk;
O estagiário será acompanhado diariamente na execução das suas tarefas e ser-lhe-á dado apoio nas diferentes áreas tecnológicas abrangidas pelo estágio.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Entregas e Medidas de Sucesso do Estágio
Como plano inicial está prevista uma alocação de 12 meses.
O detalhe das tarefas a desempenhar é o seguinte:
• T1 – Familiarização com o ambiente de desenvolvimento, com as tecnologias e com o processo de desenvolvimento de software em vigor na Critical. Definição da estrutura do relatório de estágio.
• T2 – Integração inicial na equipa de projeto. O estagiário irá familiarizar-se com o ecossistema da plataforma, executando um conjunto de tarefas de manutenção. Documentação das atividades no relatório de estágio.
• T3 – Análise, especificação e implementação de novas funcionalidades. A codificação será acompanhada das atividades de verificação que se considerem necessárias, nomeadamente: inspeções de código a serem realizadas em conjunto com outros elementos da Critical Software, bem como de testes de unitários realizados pelo estagiário. As funcionalidades irão chegar até ao ambiente produtivo de forma iterativa, sendo responsabilidade do estagiário fazer o acompanhamento das mesmas e garantir o correto funcionamento das mesmas. Documentação das atividades no relatório de estágio.
• T4 – Finalização do relatório de estágio.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Confidencialidade
A informação transmitida pela Critical no âmbito do projeto de estágio, incluindo documentos técnicos ou de gestão, diagramas, código ou outra informação relevante deve ser tratada com a máxima confidencialidade. O candidato a quem for atribuído o projeto de estágio deverá assinar um acordo de obrigação de confidencialidade (NDA, Non Disclosure Agreement).
Condições
A remuneração do estágio respeitará as seguintes regras:
(i) Vencimento base / bruto: 1000 euros. Sobre a base incidirão os descontos de IRS e Segurança Social.
(ii) Subsídio alimentação: 9,60 / dia
(iii) Seguro acidentes de trabalho (standard ou com proteção 24h sobre a pessoa segura)
(iv) 18 dias de férias (2 dias por cada mês de trabalho)
(v) contrato de trabalho: sem termo
Observações
Data de Início do Estágio
Na Critical Software estamos a planear a entrada de novos colaboradores para dia 7 de Setembro 2023 pelo que esta será a data mais favorável ao início do estágio. Contudo, em função de algum constrangimento que exista por parte do projeto ou do estagiário, outra data poderá ser acordada entre as partes.
Nº de Estagiários
A presente proposta tem como limite o enquadramento de 1 (um) estágio.
Orientador
Joaquim António Antunes Rola Mendes
joaquim.r.mendes@criticalsoftware.com 📩